Início > Novo sistema de compra de passagens aéreas é tema de curso para servidores
Data de Publicação 02/07/2015 - 15:34 Atualizado em 02/07/2015 - 15:39 2270 visualizações

Novo sistema de compra de passagens aéreas é tema de curso para servidores

Atualização abordou as mudanças no Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP)

O Núcleo de Desenvolvimento de Pessoal (Nudepe) e a Pró-reitoria de Administração (Proad) promoveram curso de atualização sobre o uso do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP). A atividade foi realizada no campus Bagé, entre os dias 29 e 30 de junho, e contou com a participação de mais de 40 servidores da Reitoria e dos campi de Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Itaqui, Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana. O responsável pela capacitação foi o servidor Alexandre Borba, contador da Coordenadoria de Contabilidade e Finanças da Pró-Reitoria de Administração (Proad) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). 

Durante a capacitação, foi apresentado o novo processo de funcionamento para aquisição de passagens através do SCDP. Através do sistema, será possível fazer a cotação automática dos bilhetes aéreos, podendo escolher por horário e valor. A mudança proporciona uma maior agilidade, já que no sistema antigo, o servidor tinha que fazer a cotação manual junto às empresas e encaminhar via SCDP, o que, muitas vezes, ocasionava a perda do valor cotado. Além disso, no sistema atual, a reserva fica garantida por um período de até 72h. Dessa maneira, é possível cotar e comprar passagens das empresas Avianca, Azul, Gol e TAM, companhias que fecharam o contrato de 60 meses com o Governo Federal para oferecer os bilhetes. Além disso, em alguns casos, é possível obter descontos que podem variar entre 3% e 5%. 

Um ponto importante é que, quando não houver um voo ou horário disponível pelas empresas conveniadas no SCDP, será é necessário fazer a cotação através de uma agência de turismo, como já era feito anteriormente. A mesma regra vale para a compra de passagens internacionais. A secretária executiva da Pró-Reitoria de Extensão (Proext), Ketleen Grala, conta que já trabalhava com o SCDP desde que entrou na instituição. Na avaliação dela, o curso foi muito bom. “Foram esclarecidas algumas dúvidas correntes sobre o lançamento de diárias e o novo método para aquisição de passagens aéreas será bem mais prático do que o utilizado anteriormente. Isso proporcionará agilidade nos processos”, diz.

Em muma sala de aula, o instrutor está em pé à esquerda e olhando para a turma de alunos, todos sentados e acompanhando a explicação e consultando notas em seus computadores

Para acessar o site do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens, basta digitar https://www2.scdp.gov.br/novoscdp/home.xhtml. Para mais informações basta acessar o site da Coordenadoria de Contabilidade e Finanças no endereço https://sites.unipampa.edu.br/ccf/.

 

Com informações de Murilo Dotto Luz