Início > Nudepe desenvolve curso sobre coleta da prova oral no processo administrativo disciplinar
Data de Publicação 28/04/2016 - 17:33 Atualizado em 28/04/2016 - 17:39 1544 visualizações

Nudepe desenvolve curso sobre coleta da prova oral no Processo Administrativo Disciplinar

O Núcleo de Desenvolvimento de Pessoal (Nudepe) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) promoveu, nos dias 26 e 27 de abril, o curso A coleta da prova oral no Processo Administrativo Disciplinar. As aulas aconteceram no Campus Bagé, tiveram carga horária de 20 horas e no total mais de 30 servidores participaram da capacitação ministrada pelo agente da Polícia Federal, Oscar Marcelo de Silveira.

De acordo com o coordenador do Nudepe, Carlos Fernando Moraes Aranda, o curso é muito importante para os servidores da Universidade, principalmente para os membros da Comissão Permanente de Sindicâncias e Processos Administrativos Disciplinares (Copspad) e da Consultoria Jurídica (Conjur), envolvidos em atividades de apuração entre outras atividades. “As aulas foram bastante expositivas e dialogadas e o encontro teve como objetivo capacitar o servidor a desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes para obter a colaboração de quem tem o conhecimento de fatos e/ou situações de direito que possam elucidar o caso administrativo em apuração; incrementar a qualidade e a quantidade do conhecimento colhido na coleta da prova oral; incentivar a veracidade na narrativa; e detectar mentiras, porventura, inseridas no discurso do alvo da oitiva”, relatou o coordenador.

Para a servidora Sara Mascarenhas Tarasuk, secretária do Conselho Universitário (Consuni), o curso foi interessante e bem estruturado. “A coleta da prova oral trata da habilidade em lidar com pessoas. Acima de tudo, aprende-se uma maneira respeitosa de inquirir a pessoa, conseguindo obter as informações necessárias”, conta ela. Sara ainda enfatiza que “as técnicas ensinadas pelo professor são eficazes, mas demandam muito estudo e muita dedicação após o curso para que possam ser aplicadas”.

A presidente da Copspad, Gilnara da Costa Corrêa Oliveira, considerou o curso excelente. “Trouxe situações teórico/práticas na tomada dos depoimentos no Processo Administrativo e, portanto, contribuindo para a capacitação dos membros da comissão e para demais servidores da Unipampa”. Ela ainda afirma que o curso foi de grande relevância, “proporcionando para os membros da Copspad um importante embasamento teórico, trazendo uma maior eficácia na fase de instrução dos processos, sendo assim um balizador para as atividades desenvolvidas por esta Comissão”, finaliza.

Mais de 30 servidores participaram do curso promovido pelo Nudepe