Início > Oficinas e minicursos movimentam primeiro dia do 10o siepe
Data de Publicação 06/11/2018 - 20:09 Atualizado em 06/11/2018 - 20:10 799 visualizações

Oficinas e minicursos movimentam primeiro dia do 10º Siepe

Por Marcela Cartolano

Iniciaram nesta terça-feira, 6, as Oficinas e Minicursos que fazem parte da programação 10° Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e  Extensão (Siepe). As atividades que envolveram a comunidade acadêmica aconteceram no Campus Santana do Livramento da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Universidad Tecnológica (Utec), Universidad de La Republica Uruguai (Udelar) e Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul).

O objetivo das atividades é trazer diferentes temáticas para troca de experiências e construção do conhecimento. Um dos assuntos debatidos na oportunidade, é o assédio sexual no contexto universitário. Segundo a estudante do Curso de Direito, Ilenahy Pacheco, o encontro é enriquecedor pois apresenta fatos pouco discutidos. “O tema é interessante porque não costuma ser abordado no cotidiano. O pessoal de todos os campi vem fazer esses minicursos, principalmente desse assunto, que é abrangente em todas as áreas”, relata a estudante.

Além disso, o Siepe conta com oficinas que abordam a estética negra e conscientizam sobre a cultura étnica. A graduanda do Curso de Jornalismo e ministrante da oficina, Yasmin Ialuny explica: “é um assunto que apesar de banalizado é muito importante, principalmente para as mulheres. A estética é algo relevante para sua autoconstrução e a gente trouxe uma oficina de empoderamento estético, através da confecção de turbante e da pintura étnica”, afirma a ministrante.

De acordo com a discente do Curso de Nutrição, Luciele Rodrigues, estas atividades promovem a interação entre os participantes. “É importante os campi terem essa integração, principalmente em assuntos unificados, já que de certo modo, é uma discussão que acontece dentro todas as unidades” conta a graduanda.

As oficinas e minicursos também acontecem nesta quarta-feira, 7, no período da tarde e noite.

Imagem de três mulheres, duas estão em pé e uma sentada. Utilizam pinturas étnicas no rosto e vestem camisetas branca e pretas.

Tags: SIEPE