Início > Oportunidade embrapa pecuária sul abre edital para seleção de bolsistas de iniciação científica
Data de Publicação 19/05/2015 - 11:28 Atualizado em 19/05/2015 - 11:33 2305 visualizações

Oportunidade: Embrapa Pecuária Sul abre edital para seleção de bolsistas de iniciação científica

Inscrições até 12 de junho

A Embrapa Pecuária Sul abriu edital para selecionar alunos para Bolsas de Iniciação Científica (IC) e Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação (ITI), do CNPq e da Fapergs, para o período 2015/2016. As inscrições devem ser feitas até o dia 12 de junho e as vagas são para estudantes dos cursos de Engenharia da Computação, Agronomia, Zootecnia, Biologia, Engenharia Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente, Medicina Veterinária, Agronomia, Ciências Biológicas, Química, Farmácia, e Sistemas de Informação. A concessão das bolsas visa estimular a formação de futuros pesquisadores e o desenvolvimento de projetos de pesquisa na Instituição. Estão sendo disponibilizadas bolsas para Bagé e Ijuí.

Para concorrer no edital, o aluno deve estar regularmente matriculado em curso de graduação condizente com as áreas de conhecimento oferecidas, em uma instituição de ensino superior próxima ao local de execução dos trabalhos. Os alunos candidatos às bolsas devem encaminhar até 12 de junho e-mail para cppsul.gestaopesquisa@embrapa.br com os seguintes itens:

• código da(s) área(s) do conhecimento da vaga pleiteada;
  • indicação de ordem de prioridade quando houver mais de uma área de interesse;
  • currículo anexado, (contendo: identificação, telefone e e-mail para contato, publicações,  cursos,  estágios,  iniciação  científica  e  outros  itens  que  comprovem experiências acadêmicas);
  • histórico escolar atualizado.

Cada candidato poderá indicar até dois códigos de áreas de conhecimento. A segunda etapa do processo incluirá uma entrevista individual, com o pesquisador responsável pelo projeto vinculado à área de conhecimento relacionada à vaga pleiteada.

A implementação das bolsas dos programas de IC e ITI ficará condicionada à disponibilização das cotas pelo CNPq, cujas quantidades ainda não foram divulgadas, e pela FAPERGS, que disponibilizará sete bolsas de IC e seis de  ITI.  Desta forma, a seleção  visa,  prioritariamente,  o preenchimento das vagas concedidas pela FAPERGS. Os demais candidatos classificados constituirão um  cadastro  de  reserva  para  as  cotas  a  serem  disponibilizadas  pelo  CNPq.

O edital pode ser acessado em embrapa.br/pecuaria-sul/edital-ic-2015-2016.

Com informações de Embrapa Pecuária Sul