Início > Oportunidade para intercambio estudantil no mexico
Data de Publicação 24/04/2017 - 10:05 Atualizado em 24/04/2017 - 10:05 4242 visualizações

Oportunidade para intercâmbio estudantil no México

Programa Bramex oferta duas vagas para estudar em instituições mexicanas
Por Franceli Couto Jorge

Você já pensou em cursar graduação em outro país? Se você é aluno da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), essa pode ser a sua oportunidade. Estão abertas as inscrições para a seleção de discentes ao Programa Bramex, que promove o intercâmbio estudantil, com duração de um semestre, entre universidades do Brasil e do México.

Ficou interessado(a)? Então, inscreva-se! São apenas duas vagas. Para participar do processo seletivo, o candidato deverá encaminhar a documentação exigida, conforme o Edital nº 141/2017, obrigatoriamente em arquivo no formato PDF, até dia 1º de maio para o endereço eletrônico daeinter@unipampa.edu.br. O Programa estabelece alguns requisitos para participação, que devem ser considerados pelos estudantes no momento da inscrição.

A seleção possui as seguintes etapas: análise e avaliação da documentação e avaliação do conhecimento em língua espanhola (por sistema de comunicação virtual síncrona ou presencial). O resultado final do processo seletivo será divulgado em 12 de maio e o início das aulas está previsto para agosto de 2017.

Para o coordenador institucional do Programa, professor Alexandre Denes Arruda, “o intercâmbio traz maior destaque da Universidade no cenário nacional e internacional, possibilitando conhecer e refletir novas práticas de ensino, pesquisa e extensão com os estudantes intercambistas”. Em relação ao estudante, Arruda afirma que o intercâmbio “é uma ótima oportunidade de fortalecer o seu currículo acadêmico, ter contato com novas culturas, línguas, autoconhecimento e independência”.

Conheça as universidades mexicanas e os benefícios do intercâmbio

As Universidades mexicanas comprometem-se a oferecer hospedagem e alimentação para os estudantes de intercâmbio. Além disso, há isenção de taxas, mensalidades, matrículas ou outras despesas semelhantes. Nesta edição, as vagas disponibilizadas são para o Centro de Investigación y Docencias Económicas e para a Benemérita Universidad Autónoma de Puebla.

Programa Bramex: Brasil e México

Entre os objetivos do Programa Bramex estão o fortalecimento da internacionalização da atividade acadêmica e a criação de frentes de colaboração e reciprocidade, buscando como resultado aproximar as pessoas da ciência, fortalecer o intercâmbio bilateral e proporcionar aos estudantes a oportunidade de acesso às culturas estrangeiras. Além de promover a maior integração entre os dois países.

Para mais informações, leia atentamente o Edital nº 141/2017, que rege a seleção de estudantes para o Programa Bramex.