Início > Palestras reforçam combate ao aedes aegypti nas unidades da unipampa
Data de Publicação 25/02/2016 - 14:44 Atualizado em 08/03/2016 - 15:42 4900 visualizações

Palestras reforçam combate ao Aedes aegypti nas unidades da Unipampa

Mosquito de hábitos urbanos precisa ter medidas de combate reforçadas semanalmente
Por Aline Reinhardt da Silveira

“Temos uma visão de que está longe, que só ocorre em outros estados, mas está aqui pertinho, com casos na cidade”. A fala da assistente em administração Ângela Silva, da Pró-Reitoria de Administração, resume os motivos da necessidade de conscientização e prevenção constante contra o mosquito Aedes aegypti, vetor de transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya. Ângela se disse impressionada pelos mapas que mostram os focos de infestação do mosquito no Rio Grande do Sul apresentados pelo pró-reitor adjunto de Extensão e Cultura, professor Rafael Maurer, durante palestra de orientação e conscientização aos servidores da reitoria promovia pela Proext nessa quarta-feira, 24.

A palestra faz parte da série de ações da Universidade Federal do Pampa em combate ao mosquito tanto nas suas dependências quanto nas casas de cada um dos servidores e acadêmicos da Instituição.  Conforme destaca o servidor da Proext, Rafael Hetsper, que faz parte do comitê local de combate ao Aedes, a comunidade da Unipampa tem potencial para causar um impacto equivalente à população de muitos municípios. “Somos 13 mil pessoas, entre servidores e estudantes. Se fizermos um cálculo por baixo de que em cada casa residam duas pessoas, são 26 mil pessoas atuando no combate ao mosquito. Se considerarmos as cidades da Unipampa, esse número é próximo à população total de Jaguarão, por exemplo”, ilustra Rafael Hetsper.

Já foram realizadas atividades de orientações aos servidores terceirizados, que atuam na linha de frente da limpeza e manutenção do combate a mosquito nas dez unidades acadêmicas e na Reitoria, e a revisão contra o Aedes aegypti já se tornou parte da rotina da Universidade (veja galeria de fotos ao final da matéria). Na manhã de quarta-feira, foram realizadas duas palestras aos servidores dos três os prédios da Reitoria, e a Unipampa também tem se integrado às ações dos dias nacionais de combate ao mosquito. Na próxima semana, com o início do ano letivo, volta das férias de alunos e muitos servidores e ingresso de novos estudantes, novas ações estão programadas.

As atividades da terceira etapa focarão tanto a necessidade de se evitar os pontos de água limpa parada – onde ocorre a proliferação do mosquito –, quanto o cuidado que cada um que esteve nas áreas onde as doenças são endêmicas nas últimas semanas deve ter, monitorando sua condição de saúde e notificando o serviço público em caso de suspeita de uma das doenças transmitidas pelo vetor. Esse cuidado é necessário para que possíveis casos importados das doenças não venham a contaminar mosquitos Aedes aegypti que existem nas cidades, podendo iniciar o ciclo de transmissão da doença localmente.

O professor e doutor em Zoologia - Parasitologia Rafael Maurer é categórico: “Combater o mosquito é evitar o alastramento das doenças”. Ao longo de toda a palestra, os servidores puderam conhecer e compreender sob a perspectiva da biologia sobre como o Aedes aegypti vive e se prolifera. “Essas três doenças não possuem vacina ainda, portanto quem é infectado, desenvolve a doença. Então, como combater? Prevenindo”, explicou o pró-reitor adjunto. A prevenção se dá pela interrupção do ciclo de transmissão da doença entre humanos e o vetor, e o foco atual é pela eliminação do vetor, que se reproduz em água limpa e têm o alcance de cerca de 50 metros.

Maurer ilustrou o raio de alcance como a capacidade de atingir três casas a partir do ponto de água limpa parada onde as larvas tiveram condições de se desenvolver, ou seja, a nossa casa e as de mais dois vizinhos. Como o ciclo do mosquito de ovo a adulto ocorre entre oito e 18 dias, a principal orientação é a limpeza semanal de todos os pontos onde possa existir água limpa parada, de preferência em dia fixo, esvaziando baldes, limpando e colocando areia em pratos de plantas, revisão das condições de tamponamento das caixas de água e limpeza e revisão de vasos sanitários que sejam pouco utilizados. O pesquisador também destacou a facilidade e a importância da adição de pequenas quantidades de água sanitária em recipientes e plantas que acumulam água, impedindo assim o desenvolvimento dos mosquitos.

Confira mais orientações abaixo. Outras informações estão disponíveis pelo Disque Saúde, número 136, e no site do Ministério da Saúde http://combateaedes.saude.gov.br

 

Palestra promovida pela Proext com professor Rafael Maurer - foto: Aline Reinhardt/Unipampa Palestra promovida pela Proext com professor Rafael Maurer - foto: Aline Reinhardt/Unipampa Palestra promovida pela Proext com professor Rafael Maurer - foto: Aline Reinhardt/Unipampa Palestra promovida pela Proext com professor Rafael Maurer - foto: Aline Reinhardt/Unipampa Campus Bagé Campus Bagé Campus Caçapava do Sul Campus Caçapava do Sul Campus Caçapava do Sul Campus Caçapava do Sul Campus Caçapava do Sul Campus Caçapava do Sul Campus Dom Pedrito Campus Dom Pedrito  Caixas d'água corretamente tapadas - Campus Itaqui    Caixas d'água corretamente tapadas - Campus Itaqui Conteiner de lixo adequadamente fechados - Campus Itaqui Cuidado com acúmulo de água nos vasos de planta - Campus Itaqui Boeiros tapados - Campus Itaqui Limpeza de toda a área do Campus Itaqui Limpeza de toda a área do Campus Itaqui Campus Itaqui Campus Itaqui Cuidado com os vasos no Campus Jaguarão Limpeza dos recipientes de alimentação de animais no Campus Jaguarão Limpeza de calhas no Campus Jaguarão Campus Jaguarão Campus Santana do Livramento Campus Santana do Livramento Revisão das dependências do Campus Santana do Livramento São Gabriel São Gabriel Campus Uruguaiana Campus Uruguaiana Campus Uruguaiana Campus Uruguaiana Campus Uruguaiana Campus Uruguaiana Descarte de pontos de água parada - Campus Uruguiaiana Campus Uruguiaiana Comitê reunido na Reitoria Reitoria   Reitoria Reitoria Reitoria Reitoria  Reitoria