Início > Pampasul debaterá temas da agenda internacional
Data de Publicação 21/05/2015 - 12:55 Atualizado em 21/05/2015 - 13:03 2477 visualizações

Pampasul debaterá temas da agenda internacional

Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realiza entre os dias 21 e 24 de maio, a primeira edição do Pampasul, que é um projeto de simulações de diferentes organismos internacionais. Nesta etapa, as ações serão voltadas aos órgãos e comitês do Mercado Comum do Sul (Mercosul).  O objetivo é promover um amplo espaço para discussões sobre temas relevantes da agenda internacional. A abertura do evento ocorre nesta quinta-feira, 21, às 20h, no Teatro Municipal de Rivera. As atividades desenvolvem-se no Rivera Casino & Resort, em Rivera.

O projeto surgiu a partir de debates da comunidade acadêmica do curso de Relações Internacionais. Os participantes do evento atuarão como delegados dos países membros, defendendo a posição e os interesses do país designado, em sessões simuladas. As ações serão baseadas no organismo internacional da edição escolhida. Os integrantes serão distribuídos em duas negociações simultâneas (Parlasul e FCES), onde terão espaço para elaboração de projetos do Fundo para Convergência Estrutural do Mercosul (Focem). Além disso, deve ser criado um comitê jornalístico para cobrir o evento, a partir da perspectiva de grandes jornais dos países membros.

Conheça alguns objetivos da simulação:

  • Oportunizar a troca de experiências entre as universidades, proporcionando o conhecimento e a interação entre os discentes;
  • Oportunizar experiências práticas na área;
  • Mostrar um panorama geral das produções e práticas relativas às Relações Internacionais;
  • Educar os participantes sobre o funcionamento de uma organização internacional;
  • Melhorar a capacidade de negociação e habilidades de oratória;
  • Expandir a visão de mundo;
  • Ampliar a capacidade de compreensão do contexto internacional.

O evento é voltado aos acadêmicos dos cursos de Relações Internacionais e Jornalismo, porém, estudantes de cursos relacionados também podem se inscrever. São esperados mais de cem acadêmicos de diversas instituições de ensino superior do país.