Início > Pampasul inicia hoje na fronteira da paz
Data de Publicação 01/06/2017 - 12:37 Atualizado em 01/06/2017 - 14:16 2545 visualizações

PampaSul inicia hoje na Fronteira da Paz

Evento do curso de Relações Internacionais ocorre em Santana do Livramento e Rivera
Por Sofia Viero Sorgetzt

Começa hoje, nas cidades de Santana do Livramento e Rivera, no Uruguai, a terceira edição do PampaSul, evento realizado pelo curso de Relações Internacionais do Campus Santana do Livramento da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O PampaSul é um projeto de extensão que simula organismos internacionais para discussão sobre temas relevantes na agenda internacional. Na edição de 2017, o PampaSul simulará organizações internacionais da Ásia.

Desde sua criação, o PampaSul assumiu caráter político e social por ser um contraponto aos tradicionais modelos de simulação que abordam organismos centrais no sistema internacional, como a Organização das Nações Unidas (ONU). Esses eventos tradicionais costumam ter custos de participação elevados e serem realizados em língua estrangeira. No PampaSul são abordados temas e organismos periféricos do sistema internacional na língua nativa dos participantes. Além disso, é proporcionado aos acadêmicos todo o suporte de alimentação, alojamento e transporte, com uma taxa de inscrição acessível, possibilitando uma participação ampla. Por essas razões, o PampaSul tornou-se exemplo, demonstrando ser um dos mais democráticos eventos de Relações Internacionais do Brasil.

A abertura do PampaSul ocorre nesta quinta-feira, a partir das 20h, na Intendência de Rivera, Uruguai. As sessões de simulação serão realizadas no Hotel Jandaia, em Santana do Livramento, e o encerramento ocorrerá no domingo, dia 4 de junho, no auditório do campus Santana do Livramento da Unipampa. Mais informações sobre o PampaSul podem ser consultadas no site oficial do evento.