Início > Parceria entre unipampa e secretaria de saude do estado gera curso de atualizacao em saude mental
Data de Publicação 24/08/2016 - 13:57 Atualizado em 24/08/2016 - 13:57 1791 visualizações

Parceria entre Unipampa e Secretaria de Saúde do Estado gera curso de atualização em saúde mental

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde está promovendo um curso para a formação de profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) dos municípios de abrangência da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde. O curso acontece nos dias 13 de setembro, 06 e 25 de outubro, 17 de novembro e 13 de dezembro, das 8h30 às 17h30, no Auditório do Núcleo Municipal de Saúde Coletiva (Numesc) da Secretaria Municipal de Saúde de Uruguaiana. As inscrições ficam abertas até o dia 9 de setembro.

A ação tem o objetivo de qualificar o processo de cuidado integral em saúde mental, buscando proporcionar espaço de discussão, aprendizagem e manejo de discussão, aprendizagem e manejo das situações de crises mais prevalentes, com a finalidade de instrumentalizar os profissionais de saúde e de outros serviços na condução do cuidado nos momentos de maior vulnerabilidade e sofrimento psíquico dos usuários da Raps.

O curso terá carga horária de 40 horas totalizando cinco encontros. Cada módulo terá duração de 8 horas. As inscrições devem ser feitas através do preenchimento de formulário específico, que será encaminhado às Secretarias Municipais de Saúde e serviços de saúde dos municípios de Barra do Quaraí, Itaqui, Maçambará, Quaraí e Uruguaiana. Os participantes serão definidos pelos gestores municipais que estenderão a oferta do curso aos funcionários da Segurança Pública municipais.

O curso tem como público alvo os profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) – especialmente médicos e enfermeiros –, as equipes dos Estratégias de Saúde da Família, Agentes Comunitários de Saúde, profissionais dos Prontos-Socorros, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Brigada Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Bombeiros e equipes de saúde dos hospitais gerais.

As vagas serão distribuídas por municípios:

Barra do Quaraí – três vagas

Itaqui – 10 vagas

Maçambará – duas vagas

Quaraí – Cinco vagas

Uruguaiana – 20 vagas

Programação

13/09/2016 – 1º Encontro: Paradigmas do cuidado em saúde mental e intervenções do Estado

Responsáveis: Professoras da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Odete Messa Torres e Luana Ribeiro Borges

Conteúdos: Reforma Psiquiátrica, Políticas públicas de Saúde e Estruturação da Raps.

06/10/2016 – 2º Encontro: Dispositivos de Cuidado em Rede

Responsáveis: Professora da Unipampa, Luana Ribeiro Borges, e representantes da Secretaria de Saúde de Uruguaiana, Maria da Graça Schmitt e Elinar Maria Stracke, e representante da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, Diogo Costa.

Conteúdo: Serviços e Estratégias da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), Cuidado em rede como potencializados das ações em saúde mental.

25/10/2016 – 3º Encontro: Atenção à Crise em Rede de Cuidado

Responsáveis: Professoras da Unipampa, Shana Wottrich e Luana Borges; representantes da Secretaria de Saúde de Uruguaiana, Hiltton Venezzuela, Elinar Stracke, Liene Campos e Jennifer Lago; e representante da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, Diogo Costa.

Conteúdo: Atenção às situações de crise na Atenção Básica, Território, Atenção às situações de crise no Caps.

17/11/2016 – 4º Encontro: Professoras da Unipampa, Shana Wottrich, Odete Torres e Luana Borges; representantes da Secretaria de Saúde de Uruguaiana, Hiltton Venezzuela e Ronei Rocha; Liaine Friedrich, coordenadora do Caps de Uruguaiana; representantes do Hospital Santa Casa de Uruguaiana, Diana Mascia e Isadora Coimbra.

Conteúdo: Atenção às situações de crise nos Hospitais Gerais, Pronto-Socorro e Samu, Atenção às situações de crise em outros contextos.

13/12/2016 – 5º Encontro: Integralidade ao cuidado

Responsáveis: Corpo docente dos cursos de Medicina e Enfermagem da Unipampa.

Conteúdo: Apresentação das atividades de dispersão por município.

Tags: Estudantes