Início > Pesquisadores da unipampa sao contemplados no programa pesquisador gaucho da fapergs
Data de Publicação 09/10/2017 - 16:07 Atualizado em 09/10/2017 - 16:07

Pesquisadores da Unipampa são contemplados no Programa Pesquisador Gaúcho da Fapergs

Por Emanuelle Tronco Bueno

Quatro pesquisadores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) receberam fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), através do edital nº 02/2017 do Programa Pesquisador Gaúcho (PqG). O objetivo deste edital é apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação por meio de disponibilização de recursos financeiros no valor de R$ 9 milhões.

Cada professor submeteu uma proposta que terá o valor máximo de financiamento de acordo com uma das faixas. A faixa A estipula até R$ 30 mil e a faixa B de R$ 30 mil a R$ 60 mil. Os contemplados nesta edição do Programa foram os professores Jeferson Luis Franco, José Rafael Bordin, Pâmela Billig Mello Carpes e Vanusa Manfredini.

Conheça as áreas de pesquisa de cada professor contemplado pelo edital:

Cada um dos pesquisadores desenvolve pesquisas em áreas distintas. Jeferson Luis Franco é professor da Unipampa no Campus São Gabriel. Doutor em Neurociências, ele realiza pesquisas nas áreas de neurociências, neuroquímica, bioquímica e toxicologia, atuando na área de ecotoxicologia e ciências ambientais. O professor também é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e membro do corpo editorial do periódico Neurochemical Research.

Já o professor José Rafael Bordin desenvolve suas atividades no Campus Caçapava do Sul e na pós-graduação do Campus Alegrete. Tem doutorado em Física, desenvolvendo suas pesquisas nos seguintes temas: fluidos nanoconfinados, sistemas carregados, interface e nanomateriais.

A professora Pâmela Billig Mello Carpes, que conquistou o prêmio L’Oréal Unesco “Para Mulheres na Ciência” 2017, é docente do Campus Uruguaiana. Ela tem pós-doutorado na Katholieke Universiteit Leuven, Bélgica, área de ciências biológicas e desenvolve pesquisas na área da neurociência, especificamente neurofisiologia da memória e ensino e divulgação da Fisiologia.

Também atuando no Campus Uruguaiana, a professora Vanusa Manfredini possui doutorado em Biologia Celular e Molecular, realizando suas pesquisas na área de farmácia bioquímica clínica, com ênfase em estresse oxidativo, especificamente nas áreas de hematologia e citologia clínica e genética toxicológica.

Tags: Pesquisa