Início > Pesquisadores da unipampa sao contemplados no programa pesquisador gaucho da fapergs
Data de Publicação 09/10/2017 - 16:07 Atualizado em 09/10/2017 - 16:07 1912 visualizações

Pesquisadores da Unipampa são contemplados no Programa Pesquisador Gaúcho da Fapergs

Por Emanuelle Tronco Bueno

Quatro pesquisadores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) receberam fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), através do edital nº 02/2017 do Programa Pesquisador Gaúcho (PqG). O objetivo deste edital é apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação por meio de disponibilização de recursos financeiros no valor de R$ 9 milhões.

Cada professor submeteu uma proposta que terá o valor máximo de financiamento de acordo com uma das faixas. A faixa A estipula até R$ 30 mil e a faixa B de R$ 30 mil a R$ 60 mil. Os contemplados nesta edição do Programa foram os professores Jeferson Luis Franco, José Rafael Bordin, Pâmela Billig Mello Carpes e Vanusa Manfredini.

Conheça as áreas de pesquisa de cada professor contemplado pelo edital:

Cada um dos pesquisadores desenvolve pesquisas em áreas distintas. Jeferson Luis Franco é professor da Unipampa no Campus São Gabriel. Doutor em Neurociências, ele realiza pesquisas nas áreas de neurociências, neuroquímica, bioquímica e toxicologia, atuando na área de ecotoxicologia e ciências ambientais. O professor também é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e membro do corpo editorial do periódico Neurochemical Research.

Já o professor José Rafael Bordin desenvolve suas atividades no Campus Caçapava do Sul e na pós-graduação do Campus Alegrete. Tem doutorado em Física, desenvolvendo suas pesquisas nos seguintes temas: fluidos nanoconfinados, sistemas carregados, interface e nanomateriais.

A professora Pâmela Billig Mello Carpes, que conquistou o prêmio L’Oréal Unesco “Para Mulheres na Ciência” 2017, é docente do Campus Uruguaiana. Ela tem pós-doutorado na Katholieke Universiteit Leuven, Bélgica, área de ciências biológicas e desenvolve pesquisas na área da neurociência, especificamente neurofisiologia da memória e ensino e divulgação da Fisiologia.

Também atuando no Campus Uruguaiana, a professora Vanusa Manfredini possui doutorado em Biologia Celular e Molecular, realizando suas pesquisas na área de farmácia bioquímica clínica, com ênfase em estresse oxidativo, especificamente nas áreas de hematologia e citologia clínica e genética toxicológica.

Tags: Pesquisa