Início > Pint science um dos maiores eventos de divulgacao cientifica do mundo chega alegrete em 2019
Data de Publicação 10/05/2019 - 13:16 Atualizado em 10/05/2019 - 13:18 2856 visualizações

Pint of Science, um dos maiores eventos de divulgação científica do mundo, chega a Alegrete em 2019

Nos dias 20, 21 e 22 de maio, pesquisadores de 24 países irão discutir sobre ciência em locais pouco usuais: em vez das conferências em universidades, farão bate-papos descontraídos em bares. Essa é a proposta do Pint of Science, evento global que é realizado desde 2012, e este ano ocorre simultaneamente em 87 cidades brasileiras, entre elas Alegrete.

Durante os três dias do evento em Alegrete, pesquisadores das Universidades Federais do Pampa (Unipampa) e de Santa Maria (UFSM) irão explicar seus trabalhos sem formalidades, de maneira acessível e divertida, mostrando a influência dessas pesquisas no cotidiano das pessoas. Os participantes poderão conversar com cientistas de diferentes áreas sobre seus estudos recentes e o impacto da ciência na sociedade, de maneira descomplicada, sem necessidade de inscrição ou de conhecimento prévio.

Em Alegrete, a iniciativa é do professor da Unipampa, Alessandro Girardi, coordenador local do Pint of Science. Os locais que irão receber o evento são Tio Bola Cervejas Especiais e Villa Burguer Artesanal, ambos na região central de Alegrete. Os assuntos discutidos são diversificados: circuitos integrados; mulheres na ciência; computação em nuvem; nanotecnologia; ciclismo científico; modelagem atmosférica; mudanças climáticas e água na agricultura.

Confira a programação do Pint of Science em Alegrete

Saiba como participar

O Pint of Science é um evento informal e, portanto, não é necessário realizar inscrição prévia - e, consequentemente, não há nenhuma taxa. Basta os interessados em ciência - e cerveja - comparecerem aos locais de realização e participarem livremente das atividades. O único custo é a consumação individual, e o evento é indicado para pessoas de qualquer nível de formação.

Histórico do evento no Brasil

O festival acontece ao longo de três dias consecutivos todo mês de maio e chegou ao Brasil como um projeto piloto na cidade de São Carlos, em 2015. Logo, o evento conquistou as pessoas pela forma descontraída com a qual explica a dinâmica das pesquisas. Em 2016, foram sete municípios; em 2017 o festival esteve em 22 cidades e em 2018, foram 56 participantes! Este ano, 2019, o Brasil é o país que mais tem cidades recebendo o festival, 87; em segundo lugar está a Espanha, com 72.

Nascido em 2012, da iniciativa de dois pesquisadores do Imperial College que realizavam encontros em seus laboratórios sobre doenças neurodegenerativas, o festival logo conquistou os cinco continentes. Os pesquisadores Michael Motskin e Pavreen Paul recebiam pacientes e pessoas interessadas em suas pesquisas e com o sucesso do encontro se perguntaram como seria possível levar o cientista até as pessoas. Assim começava o Pint of Science; o maior festival de divulgação científica do mundo.

Ficou interessado(a)? Acesse o site do evento e confira a programação completa. Já marque na agenda: nos dias 20, 21 e 22 de maio, você vai saciar a sua sede de conhecimento!

É a primeira vez que Alegrete sedia o evento