Início > Práticas pedagógicas e formação acadêmica são discutidas durante encontro do prodocência
Data de Publicação 03/07/2015 - 08:51 Atualizado em 06/07/2015 - 10:58 2261 visualizações

Práticas pedagógicas e formação acadêmica são discutidas durante encontro do Prodocência

Por Franceli Couto Jorge

O Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência) reuniu, durante os dias 30 de junho e 1º de julho, docentes dos cursos de Licenciaturas da Universidade Federal do Pampa e demais professores interessados. Participaram também estudantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). A atividade de formação continuada ocorreu no Campus Itaqui.

A ação teve como formador o professor Dr. André Luis Andrejew Ferreira, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Os temas tratados durante o encontro foram “Práticas pedagógicas e a formação do acadêmico” e “(Re)avaliação metodológica de ensino e a formação do acadêmico”, com foco no ensino da matemática. No evento foram discutidas ainda considerações sobre a formação de professores no curso de Licenciatura em Matemática.

Grupo de docentes e discentes reunidos em sala de aula com o ministrante, o professor André Ferreira

A abordagem Etnomatemática, trazida nas experiências apresentadas por Ferreira, abriu as discussões sobre a importância das relações existentes entre sociedade, cultura e educação matemática, e a ressignificação das práticas de ensino nesta área.

O evento realizado em Itaqui é uma das 27 ações da edição 2014-2016 do Prodocência, que visa elevar a qualidade dos cursos de licenciatura, por meio da valorização e qualificação dos docentes.

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) é a coordenadora do programa e esteve representada pela pedagoga Rogéria Guttier.

Professor Ferreira ministrando o curso