Início > Processo seletivo complementar e reopcao de curso ofertam mais de 780 vagas
Data de Publicação 10/10/2016 - 15:56 Atualizado em 31/10/2016 - 13:51 9706 visualizações

Processo Seletivo Complementar e Reopção de Curso ofertam mais de 780 vagas

Há vagas para mais de 50 cursos de graduação em todos os campi da Unipampa para ingresso em 2017/1
Por Franceli Couto Jorge

O Processo Seletivo Complementar da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está com inscrições abertas nas modalidades reingresso, transferência voluntária e portador de diploma. São 370 vagas em 51 cursos de graduação nos dez campi da Instituição para ingresso no primeiro semestre de 2017. A Unipampa também oferece 417 vagas em 57 cursos para os discentes que desejam mudar sua escolha de graduação por meio da Reopção de Curso.

Para participar de quaisquer processos de seleção, é necessário inscrever até dia 27 de outubro por meio do endereço eletrônico www.unipampa.edu.br/portal/psc, mediante preenchimento de formulário específico, disponível no link Inscrições Online e encaminhar a documentação necessária à Secretaria Acadêmica da Unidade Universitária para a qual se inscreveu, conforme o edital. As inscrições serão confirmadas por e-mail. Caso essa confirmação não ocorra no prazo de 24 horas, o candidato deverá conferir sua inscrição na Área do Candidato ou entrar em contato com a Divisão de Documentação Acadêmica, por meio do endereço eletrônico dda@unipampa.edu.br. Será aceita apenas uma inscrição por candidato.

As modalidades de ingresso do Processo Seletivo Complementar possuem diferentes valores de inscrição. Para participar da seleção nas modalidades reingresso ou transferência voluntária, o candidato deve pagar a taxa de R$ 10. Já para os portadores de diploma, o valor é de R$ 50.

Saiba as diferenças entre as modalidades de ingresso do Processo Seletivo Complementar 2017/1:

Reingresso: É a forma de ingresso de ex-alunos da Unipampa em situação de abandono ou cancelamento de curso há menos de dois anos. O reingresso somente poderá ocorrer no curso no qual o candidato esteja em situação de abandono. Se o candidato estiver em situação de abandono em mais de um curso da Universidade, poderá pleitear vaga somente no curso cujo abandono seja mais recente.

Transferência Voluntária: É a forma de ingresso de discentes regularmente matriculados ou com matrícula trancada em curso de graduação de outra Instituição de Ensino Superior (IES), pública ou privada, e que desejam transferir-se para a Unipampa. Estudantes de Instituições de Ensino Superior estrangeiras podem candidatar-se e, se pré-selecionados, estão sujeitos à análise específica de sua documentação, a ser realizada pela Secretaria Acadêmica da Unidade Universitária de destino. A transferência voluntária deverá ocorrer no mesmo curso de origem do candidato. Caso a Unipampa não possua o curso em questão, o candidato poderá se inscrever em curso da mesma área de conhecimento.

Portador de diploma: É a forma de ingresso para diplomados por Instituições de Ensino Superior do País em curso reconhecido conforme legislação ou para diplomados que tenham obtido diploma no exterior, desde que este tenha sido revalidado na forma da lei. Portadores de diploma podem concorrer a qualquer curso, independente da área na qual foram diplomados.

Confira o cronograma:

• Inscrições – De 06/10 a 27/10/2016
  • Data limite para pedidos de isenção – 14/10/2016
  • Resultado dos pedidos de isenção – 21/10/2016
  • Data limite para pagamento da taxa e envio dos documentos – 28/10/2016
  • Divulgação do resultado provisório – 16/11/2016
  • Divulgação do resultado final – 21/11/2016
  • Confirmação de vaga – 21 e 22/11/2016
  • Período de chamada de suplentes – De 23/11/2016 a 03/02/2017

Acesse os editais que regem o Processo Seletivo Complementar e Reopção de Curso:

Edital nº 272/2016 – Reopção de curso para ingresso no semestre letivo 2017/1

Edital nº 282/2016 – Retificação do Edital nº 272/2016