Início > Prograd divulga carta aberta aos estudantes da unipampa
Data de Publicação 05/03/2015 - 12:06 Atualizado em 05/03/2015 - 12:10 3867 visualizações

Prograd divulga Carta Aberta aos Estudantes da Unipampa

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) divulga a “Carta Aberta aos Estudantes da Unipampa”. O objetivo é dar orientações sobre o início do ano letivo e sobre os procedimentos para acolhimento dos acadêmicos ingressantes 2015/1. A Carta é direcionada ao coletivo dos estudantes da universidade (grupos representativos, diretórios ou centros acadêmicos constituídos, movimento estudantil, entre outros).

Segundo o documento, “a principal motivação de encaminhamento desta Carta é o reconhecimento da importância e do protagonismo dos estudantes a respeito das informações e ações institucionais que lhes dizem respeito, quanto ao desenvolvimento da vida acadêmica”. Ainda conforme a Carta, neste processo, o papel dos veteranos é essencial no momento de acolhimento dos estudantes ingressantes.

O tema de acolhida estudantil é tratado pela Unipampa de forma processual e educativa. A preocupação com o processo de recepção dos acadêmicos ingressantes está expressa na criação e desenvolvimento do Programa de Acompanhamento ao Estudante da Unipampa.

O Programa centra-se no acolhimento, permanência e acompanhamento dos estudantes, constituindo-se em uma Política Institucional de acompanhamento aos discentes. O objetivo é a promoção do protagonismo dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem para uma educação de qualidade.

Em cada um dos dez campi, são programadas atividades para acolhimento dos estudantes. Entre as recomendações estão:

- O desenvolvimento de ações de caráter solidário, integrador e construtivo;
- O respeito à pessoa, ao coletivo, à cidadania e o valor do espaço acadêmico para a formação e aperfeiçoamento das pessoas e das relações sociais, a exemplo de diversas atividades já realizadas nos dez Campi da Universidade em ingressos anteriores;
- O cuidado com as dependências da Unipampa, estando proibidas, e desaprovadas quando fora da Universidade, as iniciativas que se caracterizem na concepção tradicional do “trote”, que envolvam uso e consumo de álcool e substâncias com potencial de provocar danos à saúde, bem como atividades que promovam situações de humilhação, intimidação ou preconceito e que tragam risco de prejuízos físicos e psicológicos aos estudantes.

O descumprimento dessas recomendações pela comunidade acadêmica, em especial, no que diz respeito a agressões verbais e físicas e desrespeito às pessoas, é passível de sanções disciplinares ao corpo discente, previstas no Regime Geral da Unipampa (artigos 158 – 162).

Para ter acesso à íntegra da Carta, clique aqui.