Início > Programa de apoio promocao de eventos culturais e cursos preve mais de r 100 mil em recursos
Data de Publicação 18/03/2019 - 12:15 Atualizado em 18/03/2019 - 12:15 844 visualizações

Programa de Apoio à Promoção de Eventos Culturais e Cursos prevê mais de R$ 100 mil em recursos

A submissão de propostas pode ser feita de 18 a 29 de março de 2019
Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) lançou, nesta segunda-feira, 18, o Edital nº 67/2019, que seleciona propostas para o Programa de Apoio à Promoção de Eventos Culturais e Cursos (Papec). O objetivo do programa é apoiar a promoção de cursos e demais atividades de divulgação acadêmica e científica (oficinas, seminários, ciclo de palestras, fóruns) e de eventos artísticos e culturais que permitam divulgar os conhecimentos produzidos na universidade e incentivem a circulação dessas produções na área de atuação da Unipampa.

O edital prevê recursos financeiros nos valores de R$ 70 mil para cursos ou demais atividades de divulgação acadêmica e científica e de R$ 35 mil para eventos artísticos e culturais. O apoio financeiro está sujeito à disponibilidade orçamentária do Ministério da Educação (MEC).

Quem pode participar?

Conforme o Edital nº 67/2019, podem concorrer à seleção as propostas de cursos ou eventos registrados junto à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext) e que atendam os requisitos dispostos na Resolução nº 104, do Conselho Universitário (Consuni). Além disso, é necessário que o coordenador da proposta integre o quadro efetivo de servidores da Unipampa e esteja em pleno exercício de suas funções; não pode haver pendências junto à Proext relacionadas à apresentação de relatórios de ações registradas e já concluídas nos últimos três anos.

Quais os requisitos para submissão de proposta?

É necessário o registro, na Proext, da proposta de curso ou evento inserida no Sippee, de acordo com o formulário próprio para a modalidade. O candidato deve ainda inserir os seguintes documentos no Sippee no momento da submissão da proposta: Currículo Lattes atualizado do coordenador; planilha de avaliação do currículo preenchida pelo coordenador (Anexo I do Edital nº 67/2019); planilha de utilização de recursos financeiros (Anexo II do Edital nº 67/2019).

Como realizar a submissão?

As propostas deverão ser submetidas, exclusivamente, pelo Sistema de Informação de Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão (Sippee).

Sobre as modalidades

O Papec compreende duas modalidades: cursos e demais atividades de divulgação acadêmica e científica e eventos culturais.

Na primeira delas, poderão ser oferecidos cursos, oficinas, seminários, ciclo de palestras, fóruns em todas as áreas do conhecimento e que, necessariamente, envolvam a comunidade externa. É necessário ter carga horária presencial mínima de 10 horas e ser executada no período de abril a dezembro de 2019. Na seleção, não se enquadram ações voltadas aos profissionais da Educação Básica e nem que o principal público interessado seja o interno como, por exemplo, as semanas acadêmicas.

Na segunda modalidade, poderão ser apoiados eventos (shows, apresentações, mostras, projeções, intervenções artísticas) em todas as formas de manifestações artísticas e culturais desde que, necessariamente, envolvam a comunidade externa. O conjunto de atividades de ação (organização, pré-produção, produção, ensaios, apresentação, elaboração de relatório etc.) deverá ter carga horária mínima de 10 horas. O coordenador deverá prever na proposta o pagamento do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) ou similar, quando necessário.

Para mais informações, acesse o Edital nº 67/2019.