Início > Programa de extensao da unipampa disponibiliza aplicativo para organizacao de horarios de aulas para
Data de Publicação 06/09/2018 - 15:58 Atualizado em 06/09/2018 - 15:58 1438 visualizações

Programa de extensão da Unipampa disponibiliza aplicativo para organização de horários de aulas para comunidade acadêmica

AppHorarios foi desenvolvido pelo Programa C, do Campus Alegrete
Por Aline Reinhardt da Silveira

Facilitar a organização pessoal e a consulta aos horários e salas das aulas na Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Esse é o objetivo do aplicativo para smartphones AppHorarios, desenvolvido pela equipe do programa de extensão Programa C, vinculado aos cursos Ciência da Computação e Engenharia de Software do Campus Alegrete.

Conforme a coordenadora do projeto, professora Aline Vieira de Mello, o AppHorarios é um aplicativo que tem como objetivo ajudar estudantes e professores da Unipampa a organizar sua agenda de aulas, relembrando o horário, sala e outras informações de cada componente curricular cadastrado.  O aplicativo é gratuito e está disponível para download no Google Play.

No próprio aplicativo há um tutorial para importar as informações dos componentes curriculares nos quais se está matriculado. A expectativa do Programa C é divulgar amplamente o aplicativo para que docentes e discente de todos os campi da Unipampa possam aproveitar os benefícios de ter sua agenda de aulas na palma da mão. 

O AppHorários foi desenvolvido por estudantes voluntários e bolsistas dos cursos Ciência da Computação e Engenharia de Software do Campus Alegrete. Mello relata que a ideia surgiu a partir de um levantamento de necessidades realizado pelo programa de extensão. “No ano de 2016, o programa de extensão Programa C ouviu a comunidade acadêmica e externa para identificar problemas que pudessem ser resolvidos por meio de tecnologias computacionais. No segundo semestre de 2016, dois problemas foram escolhidos para serem abordados. Um deles tinha como propósito disponibilizar um aplicativo para que universitários visualizem e sejam notificados sobre os horários e locais dos componentes curriculares matriculados. Assim, surgiu o AppHorarios”, explica. 

A adoção vem ocorrendo de forma positiva, na avaliação da coordenadora. “No Campus Alegrete, antes da existência do aplicativo,  os estudantes tinham dificuldade de lembrar o horário e o local dos componentes curriculares e necessitavam consultar o mural (onde eram publicadas as informação)  muitas vezes ao longo do semestre”, comenta. Com o aplicativo, os estudantes têm acesso a essas informações em seu smartphone.

    • AppHorarios foi desenvolvido por programa de extensão da Unipampa
      AppHorarios foi desenvolvido por programa de extensão da Unipampa