Início > Programa de pos graduacao em ciencias biologicas realiza aula inaugural
Data de Publicação 19/03/2018 - 13:07 Atualizado em 19/03/2018 - 14:27 1237 visualizações

Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas realiza aula inaugural

Por Sofia Viero Sorgetzt

O Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (PPGCB) do Campus São Gabriel da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) promoveu na sexta-feira, 19, a sua aula inaugural. O evento contou com a participação do Diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), Odir Antonio Dellagostin, que proferiu a palestra "A Fapergs, a pesquisa e a pós-graduação no Rio Grande do Sul".

Na ocasião, Dellagostin abordou a situação atual da pesquisa e pós-graduação no estado, apresentando números que demonstram a importância do Rio Grande do Sul no desenvolvimento científico e tecnológico do país, além dos pontos críticos a serem melhorados por meio de propostas e iniciativas das Instituições de Ensino Superior (IES) bem como da própria Fapergs.

A Fapergs atua principalmente na concessão de bolsas e auxílio para estudantes e pesquisadores e no fomento a projetos de pesquisa para os doutores que atuam em pesquisa e pós-graduação nas universidades do Rio Grande do Sul. Nesse contexto a Unipampa possui uma forte representação, tendo obtido recursos importantes para pesquisas e formação de recursos humanos a partir dos editais e chamadas da Fundação. O PPGCB conta atualmente com bolsas de doutorado oriundas da ação conjunta da Fapergs e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  (Capes), além de pesquisadores coordenadores de projetos apoiados por iniciativas como o Apoio Recém-Doutor (ARD) e o Programa Pesquisador Gaúcho (PqG).

Participaram da aula inaugural do PPGCB o Reitor da Unipampa, Marco Antonio Hansen, o Diretor do Campus São Gabriel, Chariston Dal Belo, o Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Pedro Madruga, o Pró-reitor adjunto, Velci Queiroz de Souza, representantes da equipe diretiva do Campus Alegrete e dos programas de pós-graduação dos campi Alegrete e Caçapava do Sul, além de estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos do Campus São Gabriel.

• Fotografia do professor proferindo palestra.
      Diretor-presidente da Fapergs, Odir Antonio Dellagostin, falou sobre cenário atual da pesquisa no Rio Grande do Sul.
    • Público assistindo à palestra.
      Estudantes, docentes e servidores do campus São Gabriel prestigiaram a aula inaugural do PPGCB.