Início > Programacao do 10o siepe preve atividades academicas e culturais
Data de Publicação 30/10/2018 - 17:03 Atualizado em 31/10/2018 - 13:24 1021 visualizações

Programação do 10º Siepe prevê atividades acadêmicas e culturais

As atividades iniciam no dia 6 de novembro às 9h na Praça Internacional

Wenandra Sommer

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) promove a 10º edição do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe). Nesta edição, o evento acontece nas cidades Santana do Livramento (Brasil) e Rivera (Uruguai), região conhecida como a Fronteira da Paz, de 6 a 8 de novembro. A temática deste ano é “Uma Década Colaborando para o Conhecimento Sem Fronteiras”, em comemoração aos 10 anos do evento.

O Salão trará apresentações de trabalhos, palestras, mesas redondas, oficinas, minicursos e apresentações artísticas em seis locais distribuídos nas duas cidades. Entre esses locais estão a Unipampa, Campus Santana do Livramento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Universidad de la República Uruguay (Udelar), Universidad Tecnológica del Uruguay (UTEC) e a Praça Internacional. A acolhida e credenciamento será realizada na Praça Internacional, no local também acontecerá a abertura oficial do evento às 19h30 onde o público poderá assistir a apresentação da Orquestra Juvenil del Sodre, que é a Orquestra Nacional Juvenil do Uruguai.

A programação prevê ao longo dos três dias atividades acadêmicas e culturais de estudantes, professores e artistas brasileiros e uruguaios. Dentre as palestras estão “Economia popular e solidária e autogestão” do professor Altacir Bunde, “Temáticas generales vinculadas al control y automatización” do professor Julio Elias Normey-Rico, “Água, saneamento e bacias hidrográficas” do professor Mauricio Pinto da Silva, “Conservação, biodiversidade, desenvolvimento da matriz agrária” do professor Paulo Brack, “Vida Boa & Doce na Universidade” da professora Rosana Soibelman Glock e Jaberson Machado Guimarães, “Internacionalización de la Educación Superior y cooperación Sur-Sur” dos professores Enrique Martínez Larrechea e Adriana Chiancone, “Comunicação, gênero e a construção social da realidade” Pamela Stocker, entre outras. Já os minicursos e oficinas ofertadas pelo Siepe abordarão diversas temáticas, como projetos para obras civis, história, educação, desenvolvimento de sistemas software, economia, cosmologia, entre outros.

Para mais informações, acesse a programação completa e as listas de apresentação de trabalhos e minicursos:

Programação completa do 10º Siepe

Lista de oficinas e minicursos

Lista de apresentação de trabalhos orais

Lista de apresentação de trabalhos em pôsteres

Tags: SIEPE