Início > Projeto ciencia cavalo e premiado no sulpet
Data de Publicação 04/05/2017 - 13:44 Atualizado em 08/05/2017 - 08:54 3446 visualizações

Projeto Ciência a cavalo é premiado no SulPET

Por Rudy Michel Pinheiro Kuffner

Estudantes da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Alegrete, participaram do vigésimo Programa de Educação Tutorial da região Sul (SulPET), que aconteceu na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. O evento deste ano ocorreu entre os dias 20 e 23 de abril no qual os discentes da Unipampa foram premiados com o destaque na modalidade Banner com o projeto Ciência a Cavalo.

O projeto Ciência a Cavalo é uma ideia compartilhada entre os acadêmicos da Unipampa e a comunidade local das escolas públicas do município de Alegrete. Ele tem como objetivo apresentar experiências científicas das áreas de Física e Engenharia para as crianças das escolas da cidade.

As atividades do projeto são realizadas nos dias da Semana Farroupilha, no qual os estudantes são levados para uma fazenda de propriedade de Elbio Lira, que é um dos colaboradores do projeto. No local, eles tomam o café da manhã e, logo após, são levados a cavalo para o polo da cidade, onde são realizados os experimentos científicos, durante o dia.

O SulPET deste ano teve como tema “Responsabilidade Política e Unificação Nacional” e veio com a ideia de se aumentar o debate crítico e democrático sobre o cenário político, econômico e social em que o Brasil está centralizado. Por isso, a oportunidade de mostrar à região Sul do país as atividades do projeto de levar ciência e tecnologia em um conceito mais aprofundado para as crianças das escolas locais. Ao decorrer do evento, houve as apresentações das atividades realizadas pelas equipes PET, no qual o projeto Ciência a cavalo foi premiado.

Com a experiência da premiação, Susy Ataide, uma das integrantes do projeto Ciência a Cavalo, diz que agora os participantes do grupo irão seguir ainda mais empenhados e, talvez, expandir o projeto para outras regiões com parceria de outras universidades.

Programa de Educação Tutorial

O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado no ano de 1979 com o objetivo de levar a grupos de universitários, a experiência tutorial de complementação da formação acadêmica. Inicialmente, estava sob a direção da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e, em 2004, o Programa foi transferido para a coordenação do Ministério da Educação, relação que permanece até hoje.

O programa funciona por intermédio de atividades produzidas independentemente por cada grupo e de sua própria Instituição de Ensino Superior e visa aproximar a comunidade externa da realidade acadêmica.

Grupo das seis acadêmicas do campus Alegrete premiadas no evento.