Início > Projeto da criacao de geoparque em cacapava do sul e tema de reuniao na casa civil
Data de Publicação 29/04/2019 - 14:05 Atualizado em 29/04/2019 - 14:40 1812 visualizações

Projeto da Criação de Geoparque em Caçapava do Sul é tema de reunião na Casa Civil

Dirigentes das Universidades Federais do Pampa (Unipampa) e de Santa Maria (UFSM) apresentaram, na manhã da última sexta-feira, 26, o projeto de criação do Geoparque em Caçapava do Sul para o secretário-chefe da Casa Civil, Otomar Vivian. A iniciativa - resultante da parceria entre as duas universidades públicas - prevê a construção do Geoparque no novo terreno da Unipampa, doado pela Prefeitura de Caçapava do Sul no ano de 2013.

O município de Caçapava do Sul conta com um patrimônio geológico singular, como as rochas/relevo das Pedras das Guaritas. Durante a reunião, diferentes exemplos já existentes em outros países foram expostos, os quais atraem turistas e visitantes. “Entendemos como uma oportunidade de contribuir com o desenvolvimento local/regional e com a obtenção de uma certificação e visibilidade internacional”, explicou o reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen. Segundo o pró-reitor de Extensão da UFSM, Flavi Lisboa, a Unesco reconhece como geoparques as regiões que agregam importância histórica, cultural, paisagística, geológica, arqueológica, paleontológica e científica. A pró-reitora de Extensão e Cultura da Unipampa, Nádia Bucco, o professor de geologia e geofísica da Unipampa, Felipe Guadagnin e a professora de Geografia na UFSM, Jaciele Sell, também estiveram no encontro. 

Otomar Vivian enfatizou a importância de um projeto como esse para o desenvolvimento da região e de todo o Estado, além de ser um grande exemplo como base educacional decisiva. “Com certeza, o governo Eduardo Leite, com seus secretários das pastas multidisciplinares que se identifiquem com a iniciativa, atuará como facilitador para que o projeto se torne realidade”, acrescentou. Ficou definida uma nova reunião, no Campus Caçapava do Sul, quando será apresentado o projeto final com a participação dos reitores das universidades e os secretários de Estado.

Unipampa e UFSM reúnem-se com secretário-chefe da Casa Civil do RS para apresentar projeto de criação de Geoparque

Por Grazielle Araújo/Casa Civil - Edição: ACS Unipampa