Início > Projeto de extensão “ sétima arte no contexto de movimentos sociais” desenvolve ações em santana do
Data de Publicação 01/09/2015 - 11:46 Atualizado em 01/09/2015 - 11:46 1519 visualizações

Projeto de extensão “A sétima arte no contexto de movimentos sociais” desenvolve ações em Santana do Livramento

Por Franceli Couto Jorge

O projeto de extensão intitulado “A Sétima Arte no contexto de movimentos sociais” desenvolve suas ações entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro de 2015 e tem como objetivo mediar a aproximação entre a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Santana do Livramento, e as comunidades rurais e urbanas por meio do Intercâmbio Cultural.

O projeto tem como foco a exibição e discussão do documentário “Nas Margens do Riso: Quilombos da Alegria e Luta”, que registra a experiência vivida pelo Teatro VagaMundo durante a circulação por comunidades quilombolas do Rio Grande do Sul, entre elas a do Ibicuí da Armada, no município de Santana do Livramento. Desse modo, o projeto visa proporcionar conhecimento sobre a realidade dos quilombolas e integração entre as comunidades envolvidas.

Na segunda-feira, 31, a atividade foi desenvolvida pela manhã na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Rafael Vieira da Cunha e, à tarde, na Associação Remanescente Quilombo Ibicuí da Armada, ambas na comunidade rural do Ibicuí.

Nesta terça-feira, 1, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Freire recebeu o projeto. À tarde, é a vez do Acampamento Sem Terra Gladiadores Sem Fronteiras. A programação de hoje encerra com uma ação de inserção na Unipampa, com a participação da comunidade interna e externa, às 19h, no auditório da Universidade.

O projeto de extensão é desenvolvido por meio da parceria entre o coordenador do projeto, professor Altacir Bunde, os colaboradores professoras Tatiane Lopes Duarte e Jaqueline Silinske e o professor Diego Goulart, bem como, técnico-administrativos e discentes dos cursos de Economia, Relações Internacionais, Gestão Pública e Administração.

Com informações de Jaqueline Silinske