Início > Projeto de extensão promove inclusão social partir do contato com cavalos
Data de Publicação 15/04/2015 - 16:14 Atualizado em 26/06/2015 - 14:51 4887 visualizações

Projeto de extensão promove a inclusão social a partir do contato com cavalos

Por Fabielle Piazer Zemolin

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Dom Pedrito, desenvolve o projeto de extensão "Cavalos e inclusão social: muito além da equoterapia/ Aproximando pessoas e cavalos: do lazer à inclusão social”.

Promover a inserção social através do contato com cavalos e desmistificar a ideia de que é um animal agressivo estão entre as propostas do projeto. O cavalo além de fazer bem à saúde, também contribui com a prática de esportes e com o lazer. “De maneira geral, o objetivo do projeto é incutir naquelas pessoas que, por medo do animal ou, por acharem que é atividade de elite, tinham vontade de aprender a montar, mas nunca antes tiveram chance”, ressalta Adriana Pires, coordenadora do projeto.

À esquerda, um cavalo está preso por rédeas, que um homem com boina segura; ao lado dele, uma moça se aproxima com um  tecido nas mãos, e outra moça observa, com as mãos na cintura

O projeto tem como público alvo, alunos dos cursos de zootecnia, agronegócio e educação do campo, bem como docentes dos mesmos, técnicos e a comunidade externa à Unipampa. Dentre as atividades desenvolvidas, está a oficina para o conhecimento do cavalo e seu manuseio de forma segura e agradável. Temas como saúde, bem-estar e cuidados com o cavalo serão tratados ao longo do projeto.

Nos próximos meses, a equipe pretende fazer parceria com escolas do município e com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae / Dom Pedrito), visando promover sessões de equoterapia.

• um cavalo de pelagem clara está atado a um poste de madeira, e um homem prepara o animal para uma sessão de equoterapia
    • uma moça montada no cavalo é observada por dois homens, que estão a pé
      Foto: Adriana Pires