Início > Projeto de extensao retrata os povos do campo no bioma pampa
Data de Publicação 18/09/2017 - 11:53 Atualizado em 18/09/2017 - 12:00 2110 visualizações

Projeto de extensão retrata os povos do campo no Bioma Pampa

“Projeto Pampa: Bioma e sua gente” utiliza a fotografia como instrumento de pesquisa acadêmica
Por Franceli Couto Jorge

“Registrar os povos do campo no Bioma Pampa, seus costumes e cotidiano, a fim de preservar e divulgar uma realidade, por vezes, invisível aos olhos do progresso e do desenvolvimento”. Este é um dos objetivos do Projeto Pampa: Bioma e sua gente, conforme explica o coordenador da proposta, professor Vinicius Piccin Dalbianco, do Campus Dom Pedrito da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Por meio da utilização da fotografia como instrumento de pesquisa acadêmica, o projeto de extensão está dividido em quatro fases, das quais duas já foram executadas: etapa de campo para a realização dos registros fotográficos e oficina de fotografia. As etapas seguintes compreendem exposições fotográficas, que ocorrerão a partir do mês de novembro, e a publicação de um livro, prevista para o primeiro semestre de 2018.

O projeto conta com a participação de técnicos em Assuntos Educacionais, de docentes e discentes do curso de Educação do Campo e do jornalista Leandro Taques, integrante do coletivo Jornalistas Livres e do Sindicato dos Jornalistas do Paraná. De acordo com o coordenador do projeto, a intenção é “despertar o interesse da comunidade para o desenvolvimento de estudos que possam colaborar para a manutenção das comunidades do campo e seus costumes, para o desenvolvimento e aproximação dos projetos de ensino, pesquisa e extensão com essa realidade, por muitas vezes desconsiderada”.

 

 

    • Projeto utiliza a fotografia como instrumento de pesquisa acadêmica - Foto: Leandro Taques
    • Fotografia que integra o projeto Pampa: Bioma e sua gente - Foto: Leandro Taques
    • O objetivo é retratar o cotidiano e os costumes dos povos do campo - Foto: Leandro Taques