Início > Projeto de jornalismo tem o ser humano como foco central
Data de Publicação 03/05/2018 - 14:28 Atualizado em 03/05/2018 - 14:30 1582 visualizações

Projeto de jornalismo tem o ser humano como foco central

O projeto de pesquisa “Jornalismo Humanizador em Crônicas do Cotidiano” é coordenado pelo professor Miro Bacin no Campus São Borja

Por Louise da Campo

Em São Borja, pesquisadores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) buscam uma forma de compreender o jornalismo através do termo e experimentação: jornalismo humanizador.

O projeto de pesquisa visa através de produções semanais de reportagens, crônicas publicadas no jornal Folha de São Borja, e pesquisas sobre novas possibilidades no jornalismo humanizador, contribuir à sociedade e sua produção de memória sobre o cotidiano e os personagens do município de São Borja. “Nossa pesquisa tem como foco a produção textual, imagética e a publicação semanal. Entrevistamos, fazemos uma reflexão e publicamos”, aponta o coordenador do projeto, professor Miro Bacin.

Iniciado em 2010, no município de São Borja, se efetivou academicamente em 2011. As ações do projeto são elaboradas pelos professores de jornalismo Miro Bacin e Adriana Duval. Entre as atividades realizadas estão palestras em escolas do munícipio, rodas de conversa, cursos de produção textual e fotográfica e participação em produções de livros.

O projeto conta com auxílio de estudantes voluntários que aprendem e colaboram durante as produções. Para Bacin, contribuir para formação dos alunos é um dos grandes objetivos do projeto, “Eles trabalham com captação de fontes, com entrevista, com texto e foto. São duas grandes narrativas, a textual e a imagética, unidas nesse trabalho”, conta Bacin.

Afinal, o que é jornalismo humanizador?

O jornalismo humanizador visa ser um jornalismo que provoca no jornalista, nos entrevistados e nos leitores uma transformação no viés humano. “A gente trata o ser humano como um personagem, contando sua história através de todo um processo de coleta de dados. Rompemos com as barreiras do distanciamento e buscamos o diálogo”, conta a pesquisadora Adriana Duval.

Sobre os pesquisadores

Miro Luiz dos Santos Bacin é doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Desenvolve pesquisas na área de telejornalismo e jornalismo humanizador.

Currículo lattes

Adriana Ruschel Duval é doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Realiza pesquisas na área de jornalismo humanizador.

Currículo lattes

Foto: Jornalismo/Unipampa