Início > Reitor da unipampa dirige primeira reuniao como presidente da comissao das novas universidades da

Reitor da Unipampa dirige primeira reunião como presidente da Comissão das Novas Universidades da Andifes

Data de Publicação 02/10/2017 - 10:17 Atualizado em: 02/10/2017 - 11:49 2921 visualizações

Na última quarta-feira (27/09), o reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Marco Antonio Fontoura Hansen, dirigiu a primeira reunião da Comissão das Novas Universidades da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), após tomar posse como presidente em setembro.

Na oportunidade, foi debatida a diferença de tratamento que as novas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), entre elas a Unipampa, que não participaram do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), recebem conforme a Matriz Andifes.

As novas IFES têm deixado de receber recursos na ordem de 25% a mais do que recebem atualmente.

Como resultado da reunião, sensibilizada com a situação, a Comissão de Modelos da Andifes, irá propor uma forma de equilíbrio e compensação para as novas universidades federais.

De acordo com o reitor Marco Hansen, entre as alternativas que foram debatidas, estão “a adoção de uma ‘cesta básica’ de recursos para as instituições que ainda estão em processo de implantação e em funcionamento e fazer a manutenção da metodologia, talvez com um fator multiplicador sobre a matriz da Andifes, que orienta os repasses do Ministério da Educação (MEC) para as IFES”.

A ideia é contemplar temas do bloco de IFES em implantação como obras, equipamentos, restaurantes universitários (RUs), casas do estudante, obras paralisadas e em andamento, qualificação das obras, Mais Médicos, móveis, equipamentos, laboratórios básicos e bibliotecas.

O novo presidente da Comissão das Novas Universidades esclarece que o objetivo da reivindicação “não é prejudicar ou cortar recursos das IFES que receberam e recebem a sua parte”. Segundo ele, o que as novas universidades querem é “um tratamento diferenciado, não privilegiado”.

Agora, a proposta aguarda a proposição pela Comissão de Modelos para que a Andifes faça as tratativas junto ao MEC.

O reitor Marco Hansen também apresentou no encontro a proposta de adoção pelo MEC de um “kit de primeiros socorros” de recursos para atender situações emergenciais de qualquer universidade e manifestou o seu otimismo ao assumir a nova função, especialmente “com a pauta da primeira reunião que tratou da equidade financeira entre todas IFES do país”.

Lista de Presenças

Comissão das Novas Universidades

• Marco Antonio Fontoura Hansen, reitor da UNIPAMPA
  • Klaus Werner Capelle, reitor da UFABC
  • Ricardo Luiz Lange Ness, reitor da UFCA
  • Joana Angélica Guimarães, vice-reitora da UFSB

Comissão de Modelos

• Alda Maria Napolitano Sanchez (UFABC/UFSB), coordenadora
  • Thiago José Galvão das Neves (UFPE), vice-coordenador

Regional Centro-Oeste

• Denise Imbroisi (UnB)
  • Dulce Maria Tristão (UFMS)

Regional Nordeste

• Francisco José Gomes Mesquita (UFSB)
  • Franklin Matos Silva Junior (UFSB)

Regional Norte

• Geany Cleide Carvalho Martins (UFOPA)
  • Raquel Borges (UFPA)
  • Wilma Gomes Silva Monteiro (UNIFAP)

Regional Sudeste

• Jailton Gonçalves Francisco (UFF)

Regional Sul

• Helio Henkin (UFRGS)
  • Mozart Tavares Martins Filho (FURG)
    Reitor da Unipampa, Marco Hansen, dirige a primeira reunião da Comissão das Novas Universidades da Andifes após tomar posse como presidente em setembro.
    As novas universidades federais, que não participaram do Reuni, têm deixado de receber recursos na ordem de 25% a mais do que recebem atualmente, conforme a Matriz Andifes.