Início > Reitor da unipampa e pro reitor da proplan buscam recursos em brasilia

Reitor da Unipampa e pró-reitor da Proplan buscam recursos em Brasília

Data de Publicação 03/10/2017 - 23:05 Atualizado em: 04/10/2017 - 07:55 2714 visualizações

De 25 a 29 de setembro, o reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Marco Antonio Fontoura Hansen e o pró-reitor da Pró-Reitoria de Planejamento e Infraestrutura (Proplan) Luís Hamilton Tarragô Pereira Jr. cumpriram diversas agendas em Brasília. Além dos compromissos na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o reitor Hansen e o pró-reitor Luís Hamilton tiveram audiências no Ministério de Minas e Energia (MME), no Ministério da Educação (MEC), na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebras), na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. O objetivo dos contatos foi o aporte de recursos para a Unipampa, tanto para integralizar o orçamento de 2017 quanto para garantir mais recursos para o próximo ano.

Minas e Energia

No MME foi discutido o fomento a projetos de eficiência energética e minigeração de energia, através do sistema fotovoltaico, visando, além da redução de despesas com energia elétrica, o desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Também foi debatida a possibilidade de concessão de torres eólicas do parque do Cerro Chato para a Unipampa. Como resultado do encontro, será encaminhada uma agenda junto à Eletrosul para tratar do assunto. Participaram da reunião, além do reitor Marco Hansen, o pró-reitor da Proplan Luís Hamilton, o diretor do Departamento de Desenvolvimento Energético do MME Carlos Alexandre Principe Pires e o coordenador-geral da Coordenação-Geral de Eficiência Energética George Alves Soares.

Educação

No Ministério da Educação, após reuniões em vários setores e também com o secretário da Secretaria de Educação Superior (SESu) Paulo Barone, depois de tratativas realizadas durante várias semanas, ficou acertado que o MEC irá descontingenciar 20% dos recursos de investimento, o que significará um aporte de cerca de R$ 3 milhões para que a Unipampa realize os investimentos prioritários e necessários. Também foi tratada no MEC a liberação do Termo de Execução Descentralizada (TED) nº 4846, que se refere à necessidade emergencial de investimentos em equipamentos na área de Tecnologia da Informação. Ainda foram discutidas as possibilidades de liberação de recursos orçamentários para atender aos recursos financeiros obtidos por meio de convênios. Neste caso, o MEC foi informado que a demanda poderá ser equacionada a partir do dia 30 de outubro, mas essa ação estará condicionada ao resultado positivo ou não da arrecadação do Governo Federal. Outra demanda atendida, a possibilidade de realização de concurso para contratar professores para os cursos de Medicina, Direito e Educação a Distância (EaD) da Instituição, já foi publicada no Diário oficial da União (DOU).

Capes

Em reunião na Capes, o reitor Marco Hansen, o pró-reitor Luís Hamilton e o coordenador do sistema UAB/Unipampa Rafael Ferraz estiveram reunidos com o diretor de Educação a Distância da Capes Carlos Cezar Modernel Lenuzza. Na oportunidade, foram abordados vários aspectos da EaD e reforçada a importância da Unipampa, pela sua capilaridade, em relação as demais IFES. Para o diretor Carlos Lenuzza, a Unipampa deve ser considerada e tratada como uma grande parceira que deverá receber apoio para novas propostas de cursos na área das licenciaturas básicas. O diretor de EaD da Capes confirmou a realização de uma visita para conhecer a complexidade multicampi da Unipampa.

  • Na Capes, o reitor Marco Antonio Fontoura Hansen, o pró-reitor Luís Hamilton Tarragô Pereira Jr. e o coordenador do sistema UAB/Unipampa Rafael Ferraz estiveram reunidos com o diretor de Educação a Distância da Capes Carlos Cezar Modernel Lenuzza. A complexidade multicampi da Unipampa foi o assunto do encontro.
    Na Capes, o reitor Marco Antonio Fontoura Hansen, o pró-reitor Luís Hamilton Tarragô Pereira Jr. e o coordenador do sistema UAB/Unipampa Rafael Ferraz estiveram reunidos com o diretor de Educação a Distância da Capes Carlos Cezar Modernel Lenuzza. A complexidade multicampi da Unipampa foi o assunto do encontro.