Início > Reitor da unipampa participa da comissao de educacao da camara dos deputados
Data de Publicação 07/10/2016 - 12:43 Atualizado em 07/10/2016 - 12:43 1955 visualizações

Reitor da Unipampa participa da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) participou da reunião deliberativa da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados na última quarta-feira, 05. O reitor da instituição, Marco Antonio Fontoura Hansen, esteve presente nas atividades que discutiram os desafios e oportunidades das novas universidades federais.

Hansen acompanhou o presidente da Comissão das Novas Universidades da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Klaus Capelle.

Segundo Capelle, a situação das universidades brasileiras é difícil e quando se fala das novas instituições, o momento é ainda pior. Ele afirma que com os recursos previstos no Projeto de Lei Orçamentária Anual 2017 (Ploa), mantendo as atividades acadêmicas em baixo nível e apenas cumprindo os contratos já assinados, as universidades conseguirão manter-se no máximo até o início do segundo semestre do ano que vem.

Por isso a Andifes deve apresentar ao Congresso Nacional e ao Ministério da Educação (MEC), um pedido de emenda de Comissão para garantir o funcionamento mínimo das universidades federais para que elas possam cumprir suas missões estratégicas. A emenda deve incluir as universidades novas e para cumprir o efeito desejado deve apresentar um valor de, no mínimo, R$ 250 milhões.

“Nós precisamos desse valor para fechar o ano, essa é a dramaticidade da situação. Isso não é emenda para alavancar ainda mais ciência e tecnologia. Seria muito bom se fosse. Isso é um pedido para que possamos fechar o ano de 2017”, suplicou Capelle.

O reitor da Unipampa, Marco Antonio Hansen, frisou que as novas universidades não querem um tratamento privilegiado e sim diferenciado em função de ainda estarem em processo de implantação. “A Unipampa conta com dez campi, no sistema de multicampia onde nós temos distâncias de 750 quilômetros intercampi. Além do mais, é uma universidade que já está com 12,5 mil aluno, quase 11,5 na graduação e mil e poucos na pós-graduação. Nós precisamos dar apoio à assistência estudantil – 50% dos nossos alunos vem de outras regiões do país, porque o ingresso é através do Sisu.”, contou Hansen. Ele ainda frisou que a Unipampa, assim como as demais, tem problemas orçamentários para 2017.

Além da emenda, a Andifes deve propor um plano para dar nova vida ao antigo Reuni (Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), de desenvolvimento das universidades brasileiras e que já está em elaboração junto com uma proposta de lei orgânica das universidades brasileiras. A ideia é construir uma rede de universidades federais brasileiras que pode colocar pela primeira vez as nossas instituições entre as 200 melhores do mundo.

O presidente da Comissão de Educação, Arnaldo Faria de Sá, e os demais deputados participantes foram solidários à causa defendida durante a reunião, e adiantou: “pelo que vi aqui iremos destinar uma emenda para as novas universidades federais”, finalizou o deputado.

Na reunião, o reitor da Unipampa e mais nove reitores posam para a foto.

Vídeo com a fala do reitor na reunião da Comissão de Educação na Câmara dos Deputados.

Tags: Gestão