Início > Reitor da unipampa participa da reuniao do grupo coimbra

Reitor da Unipampa participa da reunião do Grupo Coimbra

Data de Publicação 23/10/2017 - 21:43 Atualizado em: 23/10/2017 - 23:55 3294 visualizações

O reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Marco Antonio Fontoura Hansen, está participando da 10ª Assembleia Geral e do 9º Seminário Internacional do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), que acontecem simultaneamente de 23 a 27 de outubro na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá.

Na oportunidade, reitores, pró-reitores, pesquisadores, acadêmicos, autoridades governamentais, representantes de organismos internacionais e de redes universitárias de mais de 30 países debatem a “Internacionalização da Educação Superior no Contexto de Mudanças Políticas e Econômicas Mundiais” com vistas à construção e ao fortalecimento dos laços de cooperação acadêmica entre as instituições de educação superior, pesquisa e inovação.

O papel dos organismos internacionais no fortalecimento da cooperação internacional universitária, a internacionalização universitária e a circulação de pessoas no contexto de mudanças políticas e econômicas mundiais, além das múltiplas dimensões da internacionalização da educação superior: acadêmica, diplomática e linguística, entre outras; estão sendo discutidos no evento.

O Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras foi fundado em 29 de outubro de 2008, em Brasília. É uma associação sem fins lucrativos composta por 77 universidades brasileiras, distribuídas nas cinco regiões do país.

O GCUB tem como missão promover relações acadêmicas, científicas e culturais entre as instituições associadas e os parceiros internacionais por meio de programas, projetos e ações de cooperação internacional, bilaterais e multilaterais, contribuindo para o processo de internacionalização das universidades. Suas atividades são desenvolvidas em parceria com organizações internacionais, universidades, redes universitárias, conselhos de reitores e órgãos governamentais de mais de cem países, localizados nos cinco continentes.

Confira a programação do evento.

Teatro Universitário da UFMT: Reitor da Unipampa Marco Antonio Fontoura Hansen, reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA) Ricardo Luiz Lange Ness, presidente do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) José Arimatéia Dantas Lopes, diretora executiva do Grupo Coimbra Rossana Valéria de Souza e Silva, pró-reitor de Planejamento e Orçamento (Proplan) da UFCA Jeová Torres Silva Júnior e secretário de Cooperação Internacional da UFCA David Vernon Vieira.