Início > Reitor da unipampa participa do iii seminario mercosul cidadao
Data de Publicação 07/12/2017 - 19:21 Atualizado em 07/12/2017 - 19:21 1687 visualizações

Reitor da Unipampa participa do III Seminário Mercosul Cidadão

Por Sofia Viero Sorgetzt

Foi realizado entre os dias 29 de novembro e 01 de dezembro, em Chapecó, Santa Catarina, o III Seminário Mercosul Cidadão. O evento é promovido pela União dos Parlamentares do Mercosul (UPM) e reúne lideranças do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai com o objetivo de promover a cidadania no Mercosul, o debate de questões comuns aos povos sul-americanos e subsidiar os parlamentares regionais na elaboração de políticas públicas.

O reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Marco Antonio Fontoura Hansen, representou os reitores do Mercosul no evento, discursando sobre a importância das universidades. Hansen também participou da mesa de discussões do Fórum de Reitores, do Fórum de Universidades do Mercosul e auxiliou na elaboração de tópicos sobre recursos hídricos e Aquífero Guarani da Carta de Chapecó, documento que reúne as propostas tratadas no seminário em áreas como integração regional, segurança pública, educação, cultura, turismo e meio ambiente.

Entre as ações articuladas na área da educação estão a efetivação da internacionalização e integração das universidades do Mercosul, a busca da possibilidade de dupla titulação entre essas universidades, a criação de um fundo de fomento e apoio à formação de redes que garanta a mobilidade acadêmica integral e a construção de um marco regulatório para facilitar o trânsito de estudantes, docentes e técnicos das instituições que tenham campus e atividades nas regiões transfronteiriças.

A Carta de Chapecó contempla a Unipampa com a previsão de participação de representantes da área acadêmica da UPM em ações do 10º Salão Internacional de Ensino Pesquisa e Extensão (SIEPE), a ser realizado em novembro de 2018.

Reitor da Unipampa discursa no III Seminário Mercosul Cidadão.
Tags: Ações