Início > Reitores e deputados gaúchos participam de reunião sobre emendas orçamentárias
Data de Publicação 05/05/2015 - 10:35 Atualizado em 26/06/2015 - 12:07 2298 visualizações

Reitores e deputados gaúchos participam de reunião sobre emendas orçamentárias

A reitora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Ulrika Arns, participou na segunda-feira, 4, de uma reunião entre representantes de universidades gaúchas e deputados federais. O encontro foi realizado na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e teve como objetivo a busca por apoio para garantir a construção de obras prioritárias e a continuidade dos projetos das universidades federais.

A reunião contou com a presença da reitora da UFCSPA, Miriam da Cosa Oliveira, do reitor da UFRGS, Carlos Alexandre Netto, do vice-reitor Paulo Bayard e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Paulo Schneider da UFSM e do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFPel, Luiz Osório. Da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados, compareceram à reunião os deputados Afonso Motta (PDT), Alceu Moreira (PMDB), Dionilso Marcon (PT), Henrique Fontana (PT), e Maria do Rosário (PT), além dos representantes dos deputados Darcísio Perondi (PMDB), João Derly (PCdoB), Nelson Marchezan Júnior (PSDB), Onyx Lorenzoni (DEM), e Paulo Pimenta (PT), e o ex-deputado Germano Bonow.

Na ocasião, os dirigentes universitários fizeram uma breve apresentação das principais necessidades de cada instituição, como a construção de novos prédios e laboratórios e a ampliação e a renovação de estruturas já existentes.

Uma mulher vestindo terno amarelo fala ao microfone e aponta para uma projeção em tela branca. Na sala, há diversos gestores e parlamentares acompanhando a exposição na tela. à direita na foto, a reitora Ulrika Arns participa da reunião

Os congressistas concordaram com o esforço da busca por recursos, mesmo em um cenário de contenção de despesas por parte do governo federal. "É um ano diferenciado, mas queremos que o ajuste tenha um impacto mínimo na educação do país", salientou o deputado Henrique Fontana. "É uníssona a ideia de que a educação não deve sofrer contingenciamento", concordou a deputada Maria do Rosário. O congressista Alceu Moreira abordou a necessidade de um trabalho planejado e de longo prazo para evitar que as obras das instituições fiquem paralisadas.

Os deputados firmaram o acordo de trabalharem pela realização de uma reunião conjunta entre congressistas e reitores gaúchos e o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, visando articular a transferência de recursos para as principais obras ainda neste ano.

Texto Ascom - UFCSPA / Foto: Luciano Valério - UFCSPA

Edição ACS/Unipampa