Início > Reitoria divulga nota publica de apoio manifestacoes da comunidade academica contra os cortes
Data de Publicação 23/11/2017 - 11:43 Atualizado em 23/11/2017 - 11:51 2913 visualizações

Reitoria divulga nota pública de apoio às manifestações da comunidade acadêmica contra os cortes orçamentários

Na manhã de terça-feira, 21, durante o 9º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), em Santana do Livramento, a gestão da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) reuniu-se para discutir o impacto da situação econômico-financeira das instituições federais de ensino. Na ocasião, os dirigentes emitiram uma nota pública contrária aos cortes orçamentários e em apoio às manifestações da comunidade acadêmica.

De acordo com o reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, "2018 será um ano difícil, mas faremos todo o empenho para conseguirmos os recursos para que a Universidade continue em funcionamento dentro dos preceitos de qualidade na oferta de ensino, pesquisa, extensão e assistência estudantil".

Confira a nota na íntegra:

NOTA PÚBLICA

A atual gestão da Universidade Federal do Pampa manifesta-se contra os cortes orçamentários previstos para as instituições federais de ensino, conforme documenta a proposta de Emenda Constitucional nº 95/2016, tendo que o orçamento atual da Unipampa já não é suficiente para 2018.

Todas as readequações necessárias para o funcionamento mínimo da Universidade já foram feitas em anos anteriores. A partir de agora, qualquer tipo de corte prejudicará o andamento da Universidade. Portanto, a posição da gestão é contrária a qualquer tipo de possibilidade de precarização do ensino, pesquisa, extensão e assistência estudantil e não fará cortes que impeçam a manutenção da instituição.

A atual gestão é favorável às manifestações da comunidade acadêmica, reconhecendo-as como importantes e legítimas para o fortalecimento da instituição. Portanto, continuará aberta para o diálogo institucional com esses movimentos, em defesa da universidade pública, gratuita, inclusiva e de qualidade.

Marco Antonio Fontoura Hansen

Reitor da Universidade Federal do Pampa