Início > Repositório digital busca dar visibilidade à produção científica da unipampa
Data de Publicação 14/12/2015 - 16:47 Atualizado em 14/12/2015 - 16:50 3060 visualizações

Repositório Digital busca dar visibilidade à produção científica da Unipampa

Por Aline Reinhardt da Silveira

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) disponibilizou na página do Sistema de Bibliotecas (Sisbi) o Repositório Digital de sua produção científica e intelectual. A ferramenta é um  instrumento de acesso aberto público que busca dar maior visibilidade à produção científica da Instituição. No ar desde 2014, o repositório conta com mais de 300 documentos disponibilizados até o momento.

Segundo a coordenadora do Sisbi, bibliotecária Vanessa Dias, o repositório  é um projeto da Coordenadoria do Sisbi Unipampa juntamente com o Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (NTIC) e com os bibliotecários das unidades acadêmicas. “A sua finalidade é coletar e disseminar a produção científica desenvolvida na Unipampa. Pretende-se assim que todo o conhecimento  produzido pela comunidade acadêmica seja depositado no repositório”, explica. Ainda conforme Vanessa Dias, o repositório vem se aliar a iniciativas já desenvolvidas em outras universidades para promover o acesso aberto à informação. Repositórios como o da Unipampa proporcionam visibilidade à produção acadêmica e permitem que  a sociedade no geral tenha acesso ao conhecimento desenvolvido na Universidade.

Serão disponibilizados no repositório institucional Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado - produções essas que já são entregues com termo que autoriza sua publicação no repositório institucional. Também serão disponibilizados artigos produzidos por docentes, técnicos administrativos e discentes, respeitadas as normas de direito autoral das revistas nas quais os artigos foram originalmente publicados e conforme regramento da Resolução nº 106, de 27 de agosto de 2015, que trata da Política Informacional da Universidade. Há ainda áreas para publicação destinadas às Pró-Reitorias, nas quais estão disponibilizados os projetos pedagógicos de curso (PPC) dos cursos de Graduação e os regimentos dos cursos de Pós-Graduação.

Dúvidas sobre o que pode ser submetido ao repositório podem ser enviadas para o e-mail sisbi@unipampa.edu.br ou para o e-mail da Biblioteca de cada campus.

Acesse o Repositório Digital da Unipampa em http://dspace.unipampa.edu.br:8080

Conheça a página do Sisbi https://sites.unipampa.edu.br/sisbi