Início > Secretario de educacao superior do mec visita campi da unipampa
Data de Publicação 12/08/2017 - 17:12 Atualizado em 12/08/2017 - 17:14

Secretário de Educação Superior do MEC visita campi da Unipampa

Por Sofia Viero Sorgetzt

O secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Paulo Barone, visitou os campi de Caçapava do Sul, São Gabriel e Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) nos dias 3 e 4. As visitas aos campi ocorreram após a participação do secretário no Fórum de Pró-reitores de Graduação (FORGRAD) da Região Sul, na manhã da quinta-feira,3, em Bagé. Após a participação no FORGRAD, Barone visitou os prédios alugados da Reitoria da Unipampa e o entorno do campus Bagé, acompanhado pelo reitor Marco Antonio Fontoura Hansen e pelo vice-reitor Mauricio Aires Vieira.

Na tarde da quinta-feira, 3, Barone esteve nos campi Caçapava do Sul e São Gabriel. No campus de Caçapava do Sul, o secretário, acompanhado pelo reitor da Unipampa, Marco Hansen, visitou o Restaurante Universitário (RU) e as obras dos laboratórios de Química e de Tratamento de Minérios. Ao final da visita, o secretário e o reitor estiveram nos setores administrativos do campus Caçapava do Sul, onde conversaram sobre projetos e questões de infraestrutura com a diretora do campus, Aline Lopes Balladares, o coordenador acadêmico, Ricardo Ellensohn e o professor Márcio Martins.

Em São Gabriel, além do campus da Unipampa, Paulo Barone conheceu a sede administrativa, atualmente localizada em um prédio alugado no centro da cidade. No campus, o secretário verificou o andamento das obras dos prédios do Núcleo de Estudos da Vegetação Antártica (NEVA), em fase de conclusão, do prédio administrativo 1, cuja licitação está em fase inicial e do prédio acadêmico 3, cuja obra está à espera de recursos. Barone também visitou os prédios acadêmicos 1 e 2 e assumiu compromissos referentes à destinação de recursos para a conclusão das obras do campus, à solicitação de novas vagas para docentes e à demanda de um trevo de acesso ao campus junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Acompanharam a visita do secretário ao campus São Gabriel o reitor Marco Hansen, o diretor do campus, Cháriston André Dal Belo, a coordenadora acadêmica, Ana Júlia Teixeira Senna Barata e o coordenador administrativo, Luis Eduardo Vieira.

Na sexta-feira, 4, Paulo Barone visitou o campus Uruguaiana acompanhado do reitor, Marco Antonio Fontoura Hansen, do pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, José Pedro Rebés, do pró-reitor de Planejamento e Infraestrutura, Luis Hamilton Tarragô e do pró-reitor adjunto José Rojas, além do diretor do campus Uruguaiana, Marcus Querol, do coordenador acadêmico, Edward Pessano e da coordenadora administrativa, Carina Brum.

Durante a visita, o secretário conheceu o ginásio poliesportivo do curso de Educação Física, em processo de reforma, os pavilhões do curso de Tecnologia em Aquicultura, o laboratório de habilidades médicas do curso de Medicina e a Santa Casa de Uruguaiana. Sobre a sua impressão em relação à Unipampa, Barone afirmou ser uma universidade “profundamente enraizada regionalmente com forte compromisso com o desenvolvimento e provimento de soluções para a formação educacional e a produção de conhecimento nessa região do estado e que se desenvolve de uma maneira já muito rápida, inclusive oferecendo cursos de pós-graduação de nível muito bom e com uma oferta de cursos muito diversificada e muito ajustada às demandas regionais”. Quanto às expectativas para o futuro da Unipampa, Paulo Barone enfatizou que a universidade é capaz de atingir “um grau de consolidação progressiva de tal maneira que se torne uma referência de conhecimento para todo o Brasil”.

  • Cinco pessoas em pé enfileiradas ao ar livre posam para a foto.

    Visita ao campus Caçapava do Sul. Da esquerda para a direita: coordenador acadêmico Ricardo Ellensohn, diretora do campus Aline Lopes Balladares, secretário da SESU/MEC Paulo Barone, reitor da Unipampa Marco Hansen e professor Márcio Martins.

    Cinco pessoas em pé enfileiradas no saguão do prédio posam para a foto.

    Visita ao campus São Gabriel. Da esquerda para a direita: diretor do campus Cháriston André Dal Belo, secretário da SESU/MEC Paulo Barone, reitor da Unipampa Marco Hansen, coordenadora acadêmica Ana Júlia Teixeira Senna Barata e o coordenador administrativo, Luis Eduardo Vieira.

    Oito pessoas em pé enfileiradas ao ar livre posam para a foto.

    Visita ao campus Uruguaiana. Da esquerda para a direita: Ciro Sanches Lopes, coordenador administrativo do campus Itaqui, pró-reitor de Planejamento e Infraestrutura, Luis Hamilton Tarragô,coordenador do curso de Educação Física, reitor Marco Hansen, diretor do campus Uruguaiana, Marcus Querol, secretário da SESU/MEC, Paulo Barone, coordenador acadêmico do campus Uruguaiana, Edward Pessano e diretor do campus Itaqui, Cristiano Jesse.