Início > Semana de negociacoes em brasilia apresenta primeiros resultados
Data de Publicação 24/05/2016 - 00:08 Atualizado em 01/06/2016 - 09:19 7777 visualizações

Semana de negociações em Brasília apresenta primeiros resultados

“As negociações realizadas em Brasília já apresentam resultados positivos”, afirmou o reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Marco Hansen, em reunião na segunda-feira, 23, em Bagé. O objetivo central da agenda em Brasília, na última semana, foi buscar a liberação de recursos orçamentários da Universidade para superar a difícil situação da Instituição.

Após as tratativas, foram liberados recursos financeiros de R$ 3.182.000,00 para o custeio e R$ 454 mil em capital. Nestas reuniões, o reitor assegurou mais R$ 4 milhões de dotação orçamentária, e com isso os impactos nos ajustes das atividades-fins da universidade, incluindo os contratos com as empresas terceirizadas, deverão ser minimizados.

Apesar de não atingir o ajuste necessário, o reitor ressalta que continuará se articulando na busca de mais recursos para integralizar a matriz orçamentária prevista para a Instituição.

Com essas ações, “a Universidade terá condições para prosseguimento de suas atividades letivas durante esse ano, mesmo com os desafios que a situação econômica do País impõe”, afirma Hansen.

Atuação na Andifes

O reitor da Unipampa, Marco Hansen, também participou, em Brasília, da reunião da Comissão da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), constituída pelas dez Universidades que discutem o Plano de Desenvolvimento das Novas Universidades (PDNU), uma iniciativa que integra as novas universidades que não participaram do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Essa iniciativa, segundo Hansen, é importante para todas as universidades que não se consolidaram nesses dez últimos anos, possibilitando que tenham recursos em uma matriz diferenciada para atender as suas especificidades.

As ações da Unipampa contra a crise

A Reitoria da Unipampa tem buscado apoio dos diversos segmentos da sociedade, especialmente dos parlamentares gaúchos em Brasília e no Estado. Um dos resultados dessas ações será a realização de uma sessão especial na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul para criação da Frente Parlamentar Pluripartidária do Estado em Defesa Da Universidade Federal Do Pampa, no próximo dia 09 de junho de 2016, às 14 horas.

Organizada com os prefeitos dos municípios da Metade Sul e parlamentares, esta ação visa sensibilizar o Ministério da Educação sobre a situação financeira da Unipampa, no sentido de garantir que os recursos orçados no exercício sejam repassados de forma integral. Em Bagé e São Gabriel, a comunidade de apoio à Unipampa já se mobiliza para participar do evento.

No âmbito federal, a Unipampa mantém sua estratégia de atuar em conjunto com as demais universidades brasileiras, todas afetadas pela crise nacional, através da Andifes, com reuniões junto ao Governo Federal e ao Congresso Nacional, sempre em defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade, não aceitando a crescente precarização da educação.

Notícia Relacionada:

Unipampa obtém ampliação orçamentária em Brasília