Início > Seminario internacional buscando o sul esta com inscricoes abertas
Data de Publicação 17/08/2016 - 09:03 Atualizado em 17/08/2016 - 09:08 3741 visualizações

Seminário Internacional Buscando o Sul está com inscrições abertas

O Campus São Borja sediará o evento entre os dias 24 e 28 de outubro
Por Franceli Couto Jorge

Com o objetivo de fortalecer as redes acadêmicas e científicas entre as Universidades que estão nas margens da bacia do rio do Prata, realiza-se a quarta edição do Seminário Internacional de Ciências Sociais – Ciência Política Buscando o Sul. O evento ocorre na Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, entre os dias 24 e 28 de outubro de 2016. O Seminário, voltado aos graduandos, pós-graduandos e professores, debaterá as “Relações de Fronteira, Políticas Públicas e o Pensamento Social no Prata”.

As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas por meio do endereço eletrônico https://goo.gl/NNTe7C. No site do evento também é possível encontrar orientações para submissão de artigos científicos, relatos de pesquisa e relatos de experiência. O período para envio dos resumos encerra no dia 31 de agosto. Já o envio dos trabalhos completos pode ser feito até 10 de outubro. Para mais informações, acesse http://buscandosul.wixsite.com/unipampa.

As propostas deverão ser submetidas aos seguintes Grupos de Trabalho: História sociopolítica e o pensamento social latino-americano (GT1); Dinâmicas sociais, espaciais, históricas e econômicas da fronteira (GT2); Relações internacionais, turismo e integração sul-americana (GT3); Desenvolvimento regional e economia política na América Latina (GT4); Análise de projetos, programas e políticas públicas (GT5); e, Estado, instituições políticas e estudos eleitorais (GT6). Os principais trabalhos selecionados de cada Grupo de Trabalho serão publicados na Revista de Ciências Humanas e Sociais “Missões”.

As noites do evento contarão com mesas de discussão que abordarão as temáticas: Pensamento social, político e histórico no Prata; Desenvolvimento regional e economia política no Prata;  Relações Internacionais e paradiplomacia das cidades; Geografia sociopolítica e estudos de fronteira; e, Políticas  públicas e a pesquisa na área do conhecimento de Ciência Política. Os participantes e mediadores de cada mesa podem ser consultados neste link http://buscandosul.wixsite.com/unipampa/mesas-de-discussao.

O Seminário Buscando o Sul também ofertará oficinas aos participantes nos dias 25, 26 e 27 de outubro, com início às 8h30. Confira os temas das oficinas:

  • História social e relações de poder no Prata;
  • Geografia, fronteiras e redes culturais;
  • Estudos de fronteira e cartografias temáticas;
  • Gestão de documentos públicos;
  • Aspectos da organização e re(evolução) da educação profissional no Brasil (1809 a 2008): mudança de perspectiva;
  • A construção da proposta do ensino médio politécnico no estado do Rio Grande do Sul.

Mais informações podem ser obtidas no site do evento http://buscandosul.wixsite.com/unipampa ou por meio de contato com a Comissão Organizadora através do e-mail buscandosul@gmail.com.