Início > Seminario internacional debatera producao violonistica no mercosul
Data de Publicação 09/05/2017 - 15:15 Atualizado em 31/05/2017 - 16:51 2498 visualizações

Seminário Internacional debaterá a produção violonística no Mercosul

Evento é uma realização da Unipampa e do Ponto de Cultura Pampa Sem Fronteiras
Por Franceli Couto Jorge

O Centro Histórico Vila de Santa Thereza reunirá, nos dias 19 e 20 de maio, produtores, pesquisadores, violonistas e professores de violão do Brasil e da Argentina para o I Seminário Internacional de Violão do Pampa. O evento, promovido pela Universidade Federal do Pampa (unipampa), contará com palestras, workshops, mesa-redonda e concertos. As atividades ocorrerão no Teatro Santo Antônio, em Bagé, com entrada gratuita e aberta ao público em geral.

Conforme o coordenador do seminário, José Daniel Telles dos Santos, “o evento visa promover o intercâmbio interinstitucional através da difusão e circulação da produção artística realizada entre instituições de ensino superior”. Além disso, o seminário busca colaborar com o movimento violonístico na região e possibilitar debates sobre as diversas identidades musicais relacionadas ao violão no Cone Sul.

Os workshops, as palestras e a mesa-redonda realizados durante o evento são direcionados aos discentes do curso de Licenciatura em Música da Unipampa e de outras instituições de ensino de Música, aos músicos e educadores musicais da cidade de Bagé e região. Para essas atividades, os interessados devem realizar inscrição prévia através do endereço eletrônico violaounipampa@gmail.com. Os concertos nas áreas de violão clássico, violão brasileiro e latino-americano, violão flamenco e alaúde são abertos ao público.

Programação:

Dia 19 de maio de 2017

18h – Recepção e Credenciamento;

19h – Cerimônia de Abertura;

20h – Concerto com João Alexandre Straub Gomes – Alaúde Renascentista e Violão Clássico;

21h – Concerto com Eduardo Medeiros – Guitarra Flamenca.

Dia 20 de maio de 2017

9h – Palestra O violão e seus intérpretes no século XX – Professor Alexandre Simon (Unirio);

9h45 – Palestra O violão no RS e a obra de Lúcio Yanel – Professor José Daniel (Unipampa);

10h30 – Workshop Técnicas de estudo e rotina diária com o violão – Professor Juan Almada (Universidad Nacional de La Plata);

14h – Palestra Laboratório de Comportamento Motor: contribuições para a aprendizagem técnico-instrumental – Professor João Alexandre Gomes (UFPel);

15h – Workshop Interdependência do toque digital: um estudo sobre a técnica do Picado no violão – Professor Eduardo de Medeiros (UFRR);

16h – Workshop Produção, Gravação e Home Studio – Produtor Fonográfico Bruno Pires (Organic Recording Studio);

17h30 – Mesa-redonda O violonista no século XXI: possiblidades de atuação e mercado de trabalho – Participação dos professores do Seminário;

20h – Concerto com Latino-Americano Duo – Alexandre Simon e José Daniel – Violão Camerístico;

21h – Concerto com Juan Almada – Violão clássico e latino-americano.

Conheça os músicos presentes no evento:

Alexandre Simon

Bacharel em Música-Violão pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e mestrando em Performance Musical pela Universidade do Rio de Janeiro (Unirio). De 2013 a 2015, realizou uma especialização em música latino-americana com o violonista Eduardo Isaac, no Conservatório Luis Gianneo em Mar del Plata, na Argentina.

Eduardo de Medeiros

É licenciado em Música com habilitação em Violão pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Em 2013 ingressou o corpo docente do curso de Música da Universidade Federal de Roraima.

João Alexandre Straub Gomes

Graduado em Violão pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e mestre em Música pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) desde 2015.

José Daniel Telles dos Santos

Bacharel em Música-Violão pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural pela UFPel. Atua como violonista, pesquisador e educador musical desde 2001. Atualmente, é docente do curso de Licenciatura em Música da Unipampa, onde coordena o projeto Camerata Pampeana de Violões.

Juan Almada

Graduado em guitarra clássica pela Facultad de Bellas Artes, da Universidad Nacional de La Plata, Argentina, onde, atualmente é professor. Desde 2014, participa como guitarrista e bandolinista em óperas do Teatro Argentina de La Plata e de Teatro Colón de Buenos Aires.