Início > Servidores da progesp participam de curso com enfoque em gestão de pessoas
Data de Publicação 26/06/2015 - 09:51 Atualizado em 26/06/2015 - 09:52 2243 visualizações

Servidores da Progesp participam de curso com enfoque em Gestão de Pessoas

Através de uma parceria com a Escola de Administração Fazendária (ESAF), o Núcleo de Desenvolvimento de Pessoal (Nudepe) promoveu o curso de Gestão de Pessoas na Administração Pública. A capacitação, realizada no campus Bagé, entre os dias 22 e 24 de junho, contou com a participação de aproximadamente 30 servidores que atuam na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal (Progesp) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

O responsável pelo curso foi o instrutor Rodilon Teixeira, graduado em Administração pela Faculdade Porto-Alegrense (Fapa), com especializações em Negociação Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Gestão de Pessoas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS) e mestrado em Administração/Gestão de Pessoas pela UFRGS.

Ao longo do encontro, foram desenvolvidos temas referentes à gestão de pessoas no serviço público, relações e fatores humanos, ética, processo de desenvolvimento de pessoas, além de tendências e desafios de atuação dentro da área. Na opinião do técnico em contabilidade e coordenador de Administração de Pessoal,  Daniel Viegas, o curso foi muito dinâmico e inovador.

Para Viegas, o treinamento foi muito importante porque viabilizou que todos os setores da Progesp recebessem a informação ao mesmo tempo e pudessem analisar o que está sendo feito e o que precisa ser melhorado. “Pessoalmente, foi muito importante o conteúdo do curso, porque embora tenhamos conhecimento do assunto, devido à rotina e as demandas do trabalho, muitas vezes, acabamos esquecendo a importância das atividades de gestão de pessoas”, diz.

O instrutor destaca que a capacitação pode auxiliar a identificar as diferenças existentes entre o serviço público e a iniciativa privada e, assim, “saberem que nem todas as ferramentas administrativas e ações realizadas na iniciativa privada podem ser importadas para a área pública sem adaptações ou observadas suas peculiaridades”, complementa.

Rodilon Teixeira ministrando o curso para os servidores

Segundo Teixeira, nem todos os servidores estavam familiarizados com os assuntos relacionados aos temas pertinentes às relações interpessoais e suas interfaces. Isso, em geral, ocorre porque no cotidiano do trabalho nem todos atuam diretamente com situações referentes à matéria, mas com atividades mais operacionais e/ou burocráticas. Apesar disso, ele destaca que a participação de toda a equipe da Progesp pode potencializar a atuação da unidade e criar maior sinergia entre a equipe.

Entretanto, Teixeira fala que, por não se tratar apenas de um treinamento em atividades operacionais, mas de uma ação educacional para desenvolver habilidades gerenciais e conhecimentos sobre aspectos das relações interpessoais, os benefícios são difíceis de serem observados de imediato no curto prazo. “Em médio e longo prazo, poderão auxiliar para que a Unipampa tenha uma gestão estratégica de pessoas, em que as ações da área estejam de fato vinculadas ao PDI da instituição e possam trazer melhorias no ambiente de trabalho que resultem no aperfeiçoamento dos serviços prestados pela Instituição aos cidadãos”, finaliza.

Instrutor explicando sobre a gestão de pessoas

Com informações de Murilo Dotto