Início > Servidores da unipampa lancam livro sobre cidade de jaguarao
Data de Publicação 10/08/2018 - 13:07 Atualizado em 10/08/2018 - 13:08 1586 visualizações

Servidores da Unipampa lançam livro sobre a cidade de Jaguarão

A obra foi produzida por servidores do Campus Jaguarão e traz registros fotográficos acompanhados de poesia
Por Emanuelle Tronco Bueno

A partir de observações e experiências pelas ruas do município de Jaguarão surge o livro “Entre portas e janelas”, que traz registros fotográficos acompanhados de poesia com o intuito de apresentar a cidade a partir de um olhar singular sobre seu patrimônio histórico. A obra foi produzida pelos servidores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Campus Jaguarão: Lucas Morates, Sara Munaretto e Silvio Nunes. A produção, editada pela Unipampa, teve apoio da Universidade com estrutura e equipamentos do Laboratório de Cultura Material e Arqueologia (Lacuma).

O projeto surgiu de uma motivação dos autores de mostrar a história de Jaguarão. Segundo Lucas Morates, um dos responsáveis pelas fotografias do livro, as imagens foram realizadas para que fosse possível “observar esse patrimônio de um ângulo muitas vezes não convencional, sendo que as fotos não seriam apenas para representar o patrimônio, mas também representar o tempo e aguçar a imaginação de quem observa, um convite para observar detalhes”.

A inspiração para a produção das imagens foram “os detalhes do tempo, as cores e formas das casas. A opção por portas e janelas foi para chamar a atenção para esses dois lugares que dão acesso a casa ou a rua, onde se brinca do que é dentro e o que é o fora”, explica Morates. O servidor Silvio Nunes, autor dos poemas, complementou que “inspiração para escrever os poemas não foi algo difícil, pois o registro dos colegas captou imagens singulares, limparam meus olhos para ver a beleza do cotidiano”.

Para os autores, o trabalho está aliado a vontade de integrar a comunidade à cidade. Segundo Lucas Morates, as fotos foram capturadas com o objetivo de “que todos se reconhecessem nesses detalhes, e que esse material provocasse uma reflexão de como aceleramos a vida e não vemos pequenos detalhes que podem encantar”. O livro, na percepção de Silvio Nunes, “fala da beleza imperceptível, da beleza do nosso povo, que estava aqui antes da Unipampa, e que deve ser valorizada”.

A obra pode ser acessada digitalmente através do site da Unipampa.

• Casa laranja. Porta branca. Janela branca com vidros.
      Imagem retirada do livro "Entre portas e janelas"
    • Quatro janelas branca. Casarão estilo colonial.
      Imagem retirada do livro "Entre portas e janelas"