Início > Servidores participam de capacitação em licitação e contratos
Data de Publicação 14/04/2015 - 14:18 Atualizado em 26/06/2015 - 14:04 2795 visualizações

Servidores participam de capacitação em Licitação e Contratos

O Núcleo de Desenvolvimento de Pessoal (Nudepe), em parceria com a Escola de Administração Fazendária (ESAF), realizou, no Campus São Gabriel, o curso de Licitação e Contratos. A capacitação ocorreu entre os dias 06 e 09 de abril e reuniu aproximadamente 30 servidores de todos os campi da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A atividade foi conduzida pelo instrutor Carlo Gustavo de Mello, bacharel em Ciências Contábeis, com Especialização em Gestão da Administração Pública e MBA Executivo em Gestão.

Ao longo do encontro, foram apresentados e debatidos os principais pontos relativos a licitações e contratos. Entre os assuntos abordados estão inexigibilidade, dispensa e modalidades de licitação, assim como, definição, formalização e rescisão de contratos, além de penalidades administrativas.

O coordenador de Material e Patrimônio da Pró-Reitoria de Administração (Proad), Domingos Aymone Filho, destaca que o curso visa preparar e estimular os servidores a adotarem práticas responsáveis. “Vai permitir o desenvolvimento e a evolução da cultura institucional na administração pública, amparada na consciência legal quanto aos atos praticados”, diz.

O assistente em administração da Auditoria Interna (Audin), Elizeu Costa, fala que procurou fazer o curso pelo fato de a legislação que trata das compras públicas ser muito extensa e mudar com muita frequência. “Captamos informações novas, incluindo coleta de dados (TCU e AGU) associada ao fato que estamos em meio a uma auditoria nas compras da Unipampa. Assim, o conhecimento adquirido tende a agregar muito ao trabalho”, complementa.

A técnica em laboratório do Campus São Gabriel, Maria Figueiredo, também participou da capacitação. Ela relata que auxiliou no processo de pesquisa de preço de material de laboratório no início do ano e, para isso, precisou pesquisar alguns temas sobre o assunto, justamente por ter um conhecimento básico no assunto. “Gostei muito do curso, pois vai auxiliar a elaboração do processo de compras para os próximos anos, visto que este processo inclui instruções normativas específicas. O instrutor tinha bastante conhecimento e estava disposto a sanar todas as dúvidas”, afirma.

De acordo com o coordenador Domingos, a legislação brasileira sobre licitações vem sofrendo contínuas alterações nos últimos 30 anos. Isso faz com que, segundo ele, os servidores públicos estejam continuamente necessitando buscar novas capacitações. “Este conhecimento adquirido irá gerar uma economia futura de recursos naturais e a redução de gastos institucionais por meio do uso racional dos bens públicos, da gestão adequada das aquisições e da qualidade de vida no ambiente de trabalho”, finaliza.

Alunos estão sentados em sala de aula, acompanhando a explicação de instrutor, que projeta o conteúdo em tela branca. Todos os servidores olham para os monitores de seus computadores. a sala está iluminada pelo sol, cujos raios entram pela fresta das cortinas, ao fundo da imagem

Foto: Rosenara Murari

Outras capacitações

O Campus São Gabriel também recebeu mais dois cursos, realizados no mês de março. Foram eles: Gestão e Fiscalização de Contratos, realizado em parceria com a ESAF e Modelagem de Processos, ministrado pelo servidor Cristiano Tolfo, docente da Unipampa.

Segundo a coordenadora do Nudepe, Rita Berni, as ações em outras unidades visam possibilitar que um maior número de servidores dos campi participe das capacitações.

Com informações de Murilo Dotto