Início > Sisu 2017 instrumento de inclusao regional para o curso de medicina passa valer em 44 municipios
Data de Publicação 24/01/2017 - 19:52 Atualizado em 16/02/2017 - 13:10 7890 visualizações

Sisu 2017: Instrumento de Inclusão Regional para o curso de Medicina passa a valer em 44 municípios

Por Franceli Couto Jorge

Candidatos ao curso de Medicina da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) contam, nesta edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com o Instrumento de Inclusão Regional, que consiste em um acréscimo de 20% na nota final do concorrente no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016. Inicialmente, o instrumento era válido para candidatos de 16 municípios, porém, nesta terça-feira, 24, o acréscimo foi ampliado e passa a abranger 44 municípios do Rio Grande do Sul.

Para ter direito ao acréscimo de 20% na nota obtida no Enem, em 2016, os candidatos devem ter cursado todo o ensino médio em escolas regulares e presenciais dos municípios das mesorregiões Sudoeste e Sudeste do Rio Grande do Sul, presentes na Resolução nº 166, de 24 de janeiro de 2017. Os candidatos que concluíram o ensino médio através do Enem, exame supletivo ou equivalente, deverão comprovar residência em algum dos municípios de abrangência do Instrumento de Inclusão Regional nos três anos que antecedem a sua candidatura ao curso de Medicina.

Os possíveis beneficiários tanto do Instrumento de Inclusão Regional quanto da política de reserva de vagas, definida pela Lei nº 12.711/2012, deverão optar por uma dessas duas ações afirmativas, não sendo permitida a sua aplicação cumulativa. O Instrumento de Inclusão Regional é válido somente para o curso de Medicina, ofertado no Campus Uruguaiana, e tem efeito, apenas, classificatório.

Se você já se inscreveu no Sisu para o curso de Medicina da Unipampa e cursou todo o ensino médio em algum dos municípios que foram incluídos por meio da Resolução nº 166, para concorrer utilizando o instrumento, você deve editar sua opção a partir da quarta-feira, 25. O mesmo vale para aqueles candidatos que cursaram todo o ensino médio em algum dos novos municípios e ainda não optou pelo curso de Medicina. Para ter direito ao bônus, a inscrição deve ser feita a partir de amanhã, 25, e o candidato deve marcar o campo correspondente ao Instrumento de Inclusão Regional. O prazo para inscrição no Sisu encerra às 23h59 do dia 27 de janeiro.

O resultado das inscrições na Chamada Regular do Sisu 2017 será divulgado no dia 30 de janeiro. As matrículas serão realizadas nos dias 3, 6 e 7 de fevereiro. Neste ano, a Unipampa oferta 3.180 vagas em 64 cursos de graduação, distribuídos em dez campi.

• Municípios de abrangência do Instrumento de Inclusão Regional

Os municípios de abrangência do Instrumento de Inclusão Regional para o curso de Medicina pertencem às mesorregiões Sudoeste e Sudeste do Rio Grande do Sul. São eles: Alegrete; Bagé; Caçapava do Sul; Dom Pedrito; Itaqui; Jaguarão; Santana do Livramento; São Borja; São Gabriel; Uruguaiana; Aceguá; Amaral Ferrador; Arroio do Padre; Arroio Grande; Barra do Quaraí; Candiota; Canguçu; Capão do Leão; Cerrito; Chuí; Cristal; Encruzilhada do Sul; Garruchos; Herval; Hulha Negra; Lavras do Sul; Maçambará; Manoel Viana; Morro Redondo; Pedras Altas; Pedro Osório; Pelotas; Pinheiro Machado; Piratini; Quaraí; Rio Grande; Rosário do Sul; Santa Margarida do Sul; Santa Vitória do Palmar; Santana da Boa Vista; São Francisco de Assis; São José do Norte; São Lourenço do Sul e Turuçu.

• Documentos relacionados

Resolução nº 156 - Instrumento de Inclusão Regional

Resolução nº 166 - Altera o Instrumento de Inclusão Regional

Edital nº 19/2017 - Sistema de Seleção Unificada (Sisu) - Processo Seletivo 2017