Início > Sisu 2019 campus alegrete bage e cacapava do sul da unipampa oferecem uma gama diversificada de
Data de Publicação 15/01/2019 - 13:59 Atualizado em 21/01/2019 - 15:03 1278 visualizações

Sisu 2019: Campus Alegrete, Bagé e Caçapava do Sul da Unipampa oferecem uma gama diversificada de graduações

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

A partir do dia 22 de janeiro os estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018, podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e concorrer a uma das 3.240 vagas de graduação oferecidas pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A instituição oferece 66 opções de cursos.

No Campus Alegrete, além do curso de Ciências da Computação, são oferecidas seis engenharias, são elas: Agrícola, Civil, de Software, de Telecomunicações, Elétrica e Mecânica. O local conta com Restaurante Universitário e conta com laboratórios altamente tecnológicos que ficam entre as melhores estruturas físicas da Universidades Federais do país.  O Campus tem cerca de 1500 alunos, 100 docentes e 61 técnicos em educação. De acordo com o diretor do Campus Alegrete, Roberlaine Jorge, um dos diferenciais da unidade é a internacionalização, já que vários cursos recebem alunos e professores de diversos continentes. Jorge também ressalta que as graduações tem tido um excelente desempenho no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e nas avaliações do Ministério da Educação (MEC).

O Campus Bagé também conta com bacharelados em engenharias, e oferece uma gama grande de licenciaturas. No total são 11 cursos, sendo eles: Engenharia de Alimentos; Engenharia de Computação; Engenharia de Energia; Engenharia de Produção; Engenharia Química; Física, Letras – Línguas Adicionais Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas; Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa; Matemática; Música; e Química. Cerca de 2.000 alunos estudam no Campus, com o olhar atendo de cerca de 160 professores e 70 técnicos em educação. De acordo com o diretor administrativo, Edson Vernes, a unidade é parceira da comunidade externa proporcionando atividades culturais e parcerias para estágios.

No Campus Caçapava do Sul são oferecidas cinco graduações: Licenciatura em Ciências Exatas; Engenharia Ambiental e Sanitária; Geofísica; Geologia e Tecnólogo em Mineração. A unidade soma 600 alunos, 60 docentes e 50 técnicos em educação. Segundo a diretora do Campus, Aline Balladares, os cursos da área das geociências foram disponibilizados no local em função da cidade de Caçapava do Sul ser a capital gaúcha da geodiversidade, pois município detém a maior diversidade do estado de rochas, fósseis, paisagens, minérios e minerais. Balladares também explica que um dos diferenciais do Campus é o curso de Tecnólogo em Mineração, pioneiro no Brasil.

#VEMPRAUNIPAMPA: Educação Superior Gratuita e de Qualidade
      Na Unipampa você encontra um verdadeiro horizonte de possibilidades para enriquecer sua formação e ir além!