Início > Sob minha pele visa promover inclusao social para comunidade
Data de Publicação 19/04/2018 - 15:12 Atualizado em 19/04/2018 - 15:34 1486 visualizações

"Sob minha pele" visa promover inclusão social para a comunidade

Projeto de extensão do campus Caçapava do Sul propõe conscientizar a população da cidade e promover empatia com o público negro, LGBTQI e que possui alguma deficiência

Por Jean Azambuja

O projeto de extensão da Universidade Federal do Pampa “Sob minha pele”, que busca promover inclusão social para a comunidade negra, LGBTQI e pessoas com deficiência (PcD) no município de Caçapava do Sul, está em atividade desde o dia 12 de março de 2018. A proposta é conscientizar as pessoas que não sofrem nenhum tipo de discriminação ou deficiência mental e física a desenvolverem a empatia, permitindo a inserção na sociedade e facilitando a acessibilidade na cidade. Além disso, o projeto busca a integração da comunidade com as PcD’s, negras e LGBTQI de maneira respeitosa e sem preconceitos.

A estimativa é que até dezembro de 2019 o “Sob minha pele” tenha  proporcionado diversas ações que coloquem o público sem deficiência no lugar do deficiente físico e mental como fazê-los experimentar a sensação de andar em cadeiras de rodas, usar vendas nos olhos, entrar em cabines audiométricas com isolação acústica, fazer peças teatrais baseadas em depoimentos de quem vive essa realidade, palestras, documentário sobre o projeto, exposição fotográfica e um livro, cujos coautores serão as pessoas participantes da experiência.

A iniciativa conta com 22 colaboradores entre alunos e técnicos da Unipampa, incluindo uma advogada que trabalha afim de verificar meios de tornar a Lei da Acessibilidade uma realidade para a população. Os interessados em colaborar devem entrar em contato com a coordenadora da ação, Renata Miranda, através do email renatamiranda@unipampa.edu.br ou através da página no Facebook.

Renata Miranda em gravação do documentário Sob minha pele