Início > Teoria histórico cultural é tema de livro publicado por professor da unipampa
Data de Publicação 30/04/2015 - 12:07 Atualizado em 04/05/2015 - 08:41 2197 visualizações

Teoria Histórico-Cultural é tema de livro publicado por professor da Unipampa

Por Fabielle Piazer Zemolin

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) foi contemplada com a obra Cultural-historical approach: educational research in different contexts (Abordagem Histórico-Cultural: pesquisa educacional em diferentes contextos). A idealização do livro resulta do intercâmbio de seus organizadores, com pesquisadores ligados à referida matriz teórica e vinculados a universidades internacionais.

O professor da área de educação da Unipampa, Campus Jaguarão, Bento Selau, também pesquisador do “Grupo de pesquisa educação inclusiva, movimento humano e defectologia de Vygotski”, e Rafael Fonseca de Castro, pesquisador do grupo de pesquisa “Educação e psicologia histórico-cultural”, pertencente à Universidade Federal de Pelotas, trabalharam, há alguns anos, com o intermédio da pesquisadora Magda Floriana Damiani e com os pesquisadores Harry Daniels (University of Oxford) e Bernd Fichtner (Universität Siegen), na produção da obra.

Os estudos de Cultural-historical approach: educational research in different contexts baseiam-se na Teoria Histórico-Cultural e visam aplicação na área da Educação.

O livro foi financiado pela FAPERGS e CAPES. Para que o financiamento pudesse ser realizado, houve uma concorrência ao Edital FAPERGS/CAPES 06/2013, onde esta obra concorreu com outras propostas submetidas, e que abrangeram as grandes áreas do conhecimento.

Ouça o que o autor fala sobre os diferentes contextos da temática:

Segundo as normas do edital ao qual concorreu, o livro não pode ser comercializado. O produto deve ser distribuído nas bibliotecas de diferentes universidades, grupos de pesquisa, escolas, secretarias de educação e demais instituições educacionais. O público-alvo da obra são os professores de ensino superior, e estudantes de graduação das áreas da educação e psicologia, além dos gestores de escolas públicas e privadas.

O lançamento do livro está previsto para o dia 22 de maio, em ato solene na Casa de Cultura de Jaguarão. A publicação será lançada em formato impresso, mas também está disponível na plataforma online da Unipampa e da EDIPUCRS. No documento da web é possível encontrar o modo de leitura acessível para pessoas com deficiência visual.

Faça o download da obra aqui.

Tags: Ensino