Início > Testes de proficiência em inglês têm novas datas disponíveis
Data de Publicação 24/04/2015 - 16:20 Atualizado em 24/04/2015 - 16:20 3640 visualizações

Testes de proficiência em inglês têm novas datas disponíveis

Avaliações estão disponíveis a toda a comunidade acadêmica
Por Aline Reinhardt da Silveira

A Universidade Federal do Pampa aplica testes de proficiência e nivelamento em inglês gratuitamente. As oportunidades de realização da prova do TOEFL-ITP seguem até o dia 23 de junho de 2015 para toda comunidade da Unipampa em diferentes campi. As inscrições devem ser realizadas em isfaluno.mec.gov.br/index/acesso/i/c.

Conforme explica a coordenadora do Inglês sem Fronteiras da Universidade, professora Kátia Morais, O benefício de fazer o TOEFL ITP para todos os candidatos é, primeiro, a percepção de que há standards linguísticos e que os mesmos são mensuráveis. “Assim se o candidato quer apreender inglês por motivos intrínsecos (gosta da língua, acha charmosa a língua que tantos artistas famosos falam, tem o sonho de estudar no exterior um dia ou simplesmente viajar, é curioso sobre a cultura de língua inglesa em geral) ou extrínsecos (precisa de uma pontuação para uma bolsa ou como pré-requisito no curso, ou ler inglês, ou ter maior empregabilidade), ele precisa entender quais parâmetros linguísticos existem para poder traçar metas para atingi-los”.

Outro benefício é o TOEFL ITP ser uma ferramenta gratuita para vivenciar um teste de proficiência/nivelamento. Ele testa as habilidades passivas da língua (o nível de compreensão oral, a estrutura da língua e de leitura na língua inglesa). “O candidato pode fazer o teste semestralmente e por isso pode verificar como está sua evolução no conhecimento passivo da língua fazendo deste teste um treinamento para testes como o TOEFL iBT, Cambridge Certificate ou IELTS, que são testes mais abrangentes testando também o conhecimento ativo do candidato (como ele fala e escreve na língua alvo)”, comenta Kátia.

Esse conhecimento sobre sua evolução é útil especialmente para os acadêmicos da pós-graduação. “O aluno de pós-graduação deveria fazer o teste semestralmente, pois é parte dos requisitos para a conclusão do mestrado ou doutorado. Se o score necessário não é atingido nas primeiras vezes que o estudante faz o teste, então ele ainda tem tempo de se preparar para atingir o objetivo”, comenta a professora.

Kátia ainda destaca que, certamente, fazer o teste apoia o processo de aprendizado na língua inglesa, por que coloca objetivos claros aos alunos de onde eles querem chegar. “Se o candidato tem interesse de aprender com maestria a língua, ele vai entender claramente o que maestria quer dizer no momento que receber um score detalhado que atesta o que ele sabe na língua. Além disso, sabendo do score o aluno pode planejar o que é possível atingir em curto, médio e longo prazo”.

Confira as datas de realização dos testes nos campi.

Alegrete:
25 de abril -14h