Início > Turismo e paradiplomacia das cidades são temas de seminário em jaguarão
Data de Publicação 15/07/2015 - 17:49 Atualizado em 24/07/2015 - 16:11 3919 visualizações

Turismo e Paradiplomacia das Cidades são temas de seminário em Jaguarão

Campus da Unipampa sediará segunda edição do evento, que em 2014 foi realizado na USP
Por Heleno Rocha Nazário

As relações entre áreas como Relações Internacionais, História e Turismo no contexto fronteiriço do Brasil com Argentina e Uruguai estão presentes no tema da segunda edição do Seminário Turismo e Paradiplomacia das Cidades. Com o tema Um foco em Regiões Fronteiriças, o evento será realizado de 17 a 18 de agosto de 2015 no Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa. A primeira edição do Seminário foi realizada de 27 a 28 de março, em São Paulo, e contou com a participação de pesquisadores da Unipampa.

O evento é organizado por pesquisadores que representam o curso Superior de Tecnologia em Gestão do Turismo do Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), o curso de Turismo da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP), o curso de História da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

O evento já tem programação de palestras, sessões de comunicações orais e atividades de confraternização. A chamada de artigos para comunicação oral está aberta até o dia 3 de agosto. Os trabalhos deverão enquadrar-se nos seguintes temas: Educação na Fronteira; Linguagem de Fronteira; Turismo de Fronteira; Eventos de Fronteira; Relações Internacionais e Acordos Fronteiriços; Lazer em Região de Fronteira; Território e Turismo; Memória e Identidade Fronteiriça.

Paradiplomacia

O conceito de paradiplomacia refere-se às ações e políticas de relações diplomáticas conduzidas por governos subnacionais (estados e municípios, no caso brasileiro) para defender seus interesses em âmbito global desde seus desafios e potencialidades locais. Nessa lista de interesses a defender estão a atração de investimentos externos, fomento para iniciativas de desenvolvimento regional, o apoio de empresas e a promoção do turismo, por exemplo.

Normas para submissão de trabalhos

1. Encaminhar em separado do corpo do texto, pequena apresentação dos autores e um pequeno resumo (1 parágrafo) do artigo, para constar nas apresentação da revista.

2. corpo 12, fonte Cambria, espaçamento simples;

3. citações com recuo 1 cm em fonte 12.

4. Número de páginas: Entre 10-15 contando com a bibliografia;

5. Título e Subtítulo em negrito, não numerados;

6. Identificação dos autores (no máximo 4 por artigo), abaixo do título e subtítulo;

7. Referências e notas sempre em rodapé da página, numeradas em fonte 10;

8. Artigos com mapas, tabelas, gráficos ou figuras, apresentados em extensão JPG;

9. Indicação bibliográfica após o texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas da ABNT: SOBRENOME, nome (s). Título, Local da Edição, Editora, ano da publicação. No caso de autoria coletiva, devem constar os nomes do (s) organizador (es); Artigo: SOBRENOME, nome (s) (do(s) autor (es) do capítulo)

Para submissão dos trabalhos, basta enviar arquivo em word para o e-mail paradiplomaciajaguarao2015@gmail.com

Os artigos aceitos para apresentação serão publicados na revista Intellector, editada pelo Centro de Estudos em Geopolítica e Relações Internacionais (CENEGRI).

ATUALIZAÇÃO: em complemento ao envio do artigo, os interessados em participar do Seminário devem preencher a ficha de inscrição (neste link) e realizar o pagamento no dia do evento.

• Banner com a marca do evento, composta de prédios estilizados e os dizeres "Segundo Seminário Turismo e Paradiplomacia das Cidades: Um foco em Regiões Fronteiriças"