Turismo e Paradiplomacia das Cidades são temas de seminário em Jaguarão
As relações entre áreas como Relações Internacionais, História e Turismo no contexto fronteiriço do Brasil com Argentina e Uruguai estão presentes no tema da segunda edição do Seminário Turismo e Paradiplomacia das Cidades. Com o tema Um foco em Regiões Fronteiriças, o evento será realizado de 17 a 18 de agosto de 2015 no Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa. A primeira edição do Seminário foi realizada de 27 a 28 de março, em São Paulo, e contou com a participação de pesquisadores da Unipampa.
O evento é organizado por pesquisadores que representam o curso Superior de Tecnologia em Gestão do Turismo do Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), o curso de Turismo da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP), o curso de História da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
O evento já tem programação de palestras, sessões de comunicações orais e atividades de confraternização. A chamada de artigos para comunicação oral está aberta até o dia 3 de agosto. Os trabalhos deverão enquadrar-se nos seguintes temas: Educação na Fronteira; Linguagem de Fronteira; Turismo de Fronteira; Eventos de Fronteira; Relações Internacionais e Acordos Fronteiriços; Lazer em Região de Fronteira; Território e Turismo; Memória e Identidade Fronteiriça.
Paradiplomacia
O conceito de paradiplomacia refere-se às ações e políticas de relações diplomáticas conduzidas por governos subnacionais (estados e municípios, no caso brasileiro) para defender seus interesses em âmbito global desde seus desafios e potencialidades locais. Nessa lista de interesses a defender estão a atração de investimentos externos, fomento para iniciativas de desenvolvimento regional, o apoio de empresas e a promoção do turismo, por exemplo.
Normas para submissão de trabalhos
1. Encaminhar em separado do corpo do texto, pequena apresentação dos autores e um pequeno resumo (1 parágrafo) do artigo, para constar nas apresentação da revista.
2. corpo 12, fonte Cambria, espaçamento simples;
3. citações com recuo 1 cm em fonte 12.
4. Número de páginas: Entre 10-15 contando com a bibliografia;
5. Título e Subtítulo em negrito, não numerados;
6. Identificação dos autores (no máximo 4 por artigo), abaixo do título e subtítulo;
7. Referências e notas sempre em rodapé da página, numeradas em fonte 10;
8. Artigos com mapas, tabelas, gráficos ou figuras, apresentados em extensão JPG;
9. Indicação bibliográfica após o texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas da ABNT: SOBRENOME, nome (s). Título, Local da Edição, Editora, ano da publicação. No caso de autoria coletiva, devem constar os nomes do (s) organizador (es); Artigo: SOBRENOME, nome (s) (do(s) autor (es) do capítulo)
Para submissão dos trabalhos, basta enviar arquivo em word para o e-mail paradiplomaciajaguarao2015@gmail.com
Os artigos aceitos para apresentação serão publicados na revista Intellector, editada pelo Centro de Estudos em Geopolítica e Relações Internacionais (CENEGRI).
ATUALIZAÇÃO: em complemento ao envio do artigo, os interessados em participar do Seminário devem preencher a ficha de inscrição (neste link) e realizar o pagamento no dia do evento.
Últimas notícias
-
25/04/2025 - 14:07
-
25/04/2025 - 05:51
-
23/04/2025 - 14:13
-
17/04/2025 - 19:28
-
17/04/2025 - 14:47