Início > Um dos primeiros livros totalmente acessivel comeca ser distribuido gratuitamente
Data de Publicação 08/12/2016 - 17:13 Atualizado em 12/12/2016 - 14:47 4773 visualizações

Um dos primeiros livros totalmente acessível começa a ser distribuído gratuitamente

A publicação foi produzida dentro do curso de Letras da Unipampa e narra o processo de cirurgia da personagem
Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

Começou nessa quinta-feira, 07, as entregas para escolas e instituições do primeiro livro 100% acessível do Brasil distribuído gratuitamente, denominado Lelê de Boca Aberta. A publicação infantil traz fontes ampliadas e contraste para alunos com baixa visão, audiolivro e audiodescrição das imagens e ilustrações para cegos, tradução da história em libras, para surdos, e texto em escrita simbolar, para alunos com déficit intelectual. A obra foi escrita pela professora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Amélia Bastos, e produzida durante o componente curricular de Educação Inclusiva do curso de Letras do Campus Bagé e narra a história da menina Lelê que tem que passar por um procedimento cirúrgico para a retirada das amigdalas.

A primeira entrega aconteceu na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Bagé. Além do livro com comunicação alternativa e o DVD de audiodescrição, a publicação foi entregue em braile e com um kit de brinquedos médicos. “A comunicação alternativa é para apoiar alunos com déficit intelectual e também para surdos. A audiodescrição só é efetiva se a criança conhece a palavra e o que ela significa, por isso incluímos o material prático para que elas tenham acesso ao tridimensional”, explicou a professora.

De acordo com Amélia a ideia é oferecer os livros para todas as instituições e escolas que atendem alunos com deficiência de Bagé e região, e também promover uma capacitação dos profissionais no momento da entrega do material. “Essa é a única contrapartida dada por quem irá receber o material como doação. O objetivo também é de formar profissionais que possam atuar na temática da Acessibilidade. Pretendemos, nesse processo, capacitar em torno de 500 profissionais”, relata a professora. Nesta quinta-feira, 07, na Apae, mais de 15 servidores participaram da palestra, ministrada pela professora da Unipampa.

“O livro tem uma versão braille/tinta, que permite a alunos cegos e videntes a leitura em conjunto do material. Além disso, conta com uma versão em tinta, com fontes ampliadas e contraste da figura com o fundo para leitores com baixa visão. Esta versão em tinta acompanha um DVD, com a história em áudio, audiodescrição, e em libras. O material conta ainda com a transcrição da história em escrita simbolar, um capítulo sobre orientações de como contar a história para a criança, feitas pela professora da Unipampa, Zila Rego, e sobre a preparação para cirurgia, feita pela psicóloga Mariana Mussoi”, conta a autora.

Segundo a professora, a publicação do livro custou cerca de R$ 12.500,00 e desse valor, 88% foi quitado com valores arrecadados através de doações. O restante foi pago com fundos próprios da autora. No total, foram impressos 200 exemplares em Braille/Tinta e mil exemplares em tinta, e que possuem o DVD de Acessibilidade.

Amélia lembra que além do apoio financeiro, o projeto também envolveu a comunidade, como alunos e professores do curso de Letras, pessoas com deficiência que foram fundamentais para validar os recursos de acessibilidade.

A autora destaca que as instituições e escolas de outros municípios, interessadas em receber o material, devem entrar em contato através do e-mail: ameliabastos@unipampa.edu.br.

• Em um tecido branco está aberto o livro Lelê de Boca Aberta mostrando o DVD que acompanha o material. Por cima dele está o mesmo material em braile.
      A publicação possui DVD com audiodescrição e também a versão em braile. Fotos: Divulgação Unipampa
    • Na imagem, a professora Amélia Bastos está entregando o envelope com os livros para a administradora da Apae, Fernanda Oliveira, em uma sala com piso branco, paredes verdes, cadeiras espalhadas, e um telão de data show localizado atrás delas. Amélia veste um macacão preto com calças longas, ombros de fora e tem os cabelos presos. Fernanda está com uma saia longa estampada de preto e branco e uma blusa de mangas cavadas branca. Está com os cabelos longos soltos.
      Amélia entrega o material para a administradora da Apae, Fernanda Oliveira. Fotos: Tamíris Centeno/Divulgação Unipampa
    • Em semicírculo, sentadas, seis servidoras da Apae aparecem na imagem ouvindo atentamente as explicações da professora Amélia Bastos, que está vestindo um macacão preto e está com os cabelos presos. Amélia também está sentada, com o livro em cima das pernas cruzadas.
      Servidores da Apae participaram de capacitação, nesta quinta-feira (07). Fotos: Tamíris Centeno/Divulgação Unipampa
Tags: Extensão, Bagé