Início > Unipampa apresenta novidades e qualidade no sisu 2016
Data de Publicação 11/01/2016 - 16:22 Atualizado em 27/01/2016 - 17:13 4815 visualizações

Unipampa apresenta novidades e qualidade no Sisu 2016

Universidade oferece 100% de suas vagas pelo sistema informatizado do Ministério da Educação
Por Heleno Rocha Nazário

Estudantes de todo o Brasil poderão escolher dentre diversos cursos e instituições de ensino superior entre os dias 11 e 14 de janeiro. Com 3.180 vagas ofertadas em 64 cursos de graduação, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) participa da edição 2016 do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. E com boas novidades, a respeito da graduação e também da pós-graduação. Confira nos itens abaixo algumas informações relevantes sobre a Unipampa.

 

Variedade com qualidade

A Unipampa oferece ensino superior gratuito e de qualidade, materializado em 64 cursos de bacharelado, licenciatura e tecnológicos em dez cidades: Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana.

 

Em cada campus, os alunos contam com docentes qualificados, acervos atualizados nas bibliotecas, estrutura laboratorial e assistência estudantil, abrangendo auxílios para alimentação, moradia e transporte para os estudantes de baixa renda.

Cada campus conta com um Núcleo de Desenvolvimento Educacional, com equipes voltadas para o atendimento de diferentes demandas e a gestão local dos programas de assistência estudantil (conheça mais neste link). A estrutura laboratorial e de bibliotecas variam conforme os cursos existentes em cada campus.

 

Novos cursos

Em 2015, a Unipampa iniciou a oferta de vagas para o recém-criado curso de Direito, instalado no Campus Santana do Livramento.  Esse curso oferece 50 vagas e a segunda turma vai ingressar em março de 2016. O diferencial é a ênfase no Direito Internacional, um ramo em evidência pela participação do Brasil no Mercosul e em outros âmbitos de interação entre governos nacionais e empresas.

Em 2016, serão selecionados via Sisu os integrantes da primeira turma do curso de Medicina, instalado no Campus Uruguaiana. São 60 vagas, e os alunos vão encontrar um diferencial: a ênfase no preparo para atuação junto ao Sistema Único de Saúde, o SUS. O profissional terá uma formação que dará base, também, para conhecer especialidades da área médica.

 

Avaliações positivas

A Unipampa se mantém na faixa 4 desde a primeira avaliação pelo Índice Geral de Cursos, o IGC. Com uma escala de 1 a 5, o IGC resulta de um cálculo a partir do Conceito Preliminar de Curso (CPC). Esse conceito é obtido a partir de duas outras ferramentas de avaliação: as visitas in loco de especialistas aos cursos e o desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Esses resultados mostram a organização e a atuação administrativa na Unipampa, uma vez que o IGC e as notas dos cursos (CPC) derivam das condições de ensino, pesquisa, extensão e condições físicas e administrativas.

Outra noticia relacionada à avaliação externa da Unipampa foi a nota 5 obtida pelo curso de Ciências Sociais - Ciência Política, em uma escala de 1 a 5, na avaliação presencial (in loco) por especialistas indicados pelo MEC. Em funcionamento no Campus São Borja, o curso recebeu notas na faixa 5 para as dimensões de organização didático-pedagógica, qualificação do corpo docente, infraestrutura e requisitos normativos e legais. Além da excelente avaliação externa, a visita dos especialistas foi etapa prévia ao encaminhamento do reconhecimento do curso pelo Ministério da Educação.

Em 2014, a Unipampa teve 21 cursos avaliados. Confira as notas obtidas na recente avaliação:

 

 

 

Pós-graduação

A oferta de vagas na especialização para atualização profissional é constante, incluindo novas edições de cursos bem recebidos pela comunidade externa.

No âmbito dos cursos de pós-graduação stricto sensu, a Unipampa conta com 12 mestrados e dois doutorados, e novas propostas estão sendo desenvolvidas. Os programas de pós-graduação da instituição conciliam a atenção para os temas importantes nas áreas específicas da Ciência e o interesse em contribuir para o desenvolvimento regional. Confira a lista:

 

Democratização da educação

Além de oferecer 100% das vagas via Sisu, a Unipampa segue a previsão da Lei Federal 12.711/12, que estabelece a destinação de vagas para as Políticas Afirmativas para candidatos de baixa renda, oriundos da escola pública, afrodescendentes, indígenas. Adicionalmente, a instituição destina ainda um percentual das vagas para candidatos com deficiência.

Com essas adequações, a Unipampa se integra ao esforço para abrir as portas do ensino superior a faixas da população brasileira que antes não tinham acesso a essa oportunidade.

A oferta está organizada desta forma para o Sisu 2016, conforme o Termo de Adesão (neste link):

 

 

Documentação exigida para matrículas

Conforme a modalidade de disputa de vagas (ampla concorrência ou as modalidade de políticas afirmativas), a Unipampa exige dos candidatos selecionados uma listagem específica de documentação para a realização das matrículas, conforme definido em lei. A Lei Federal 12.711/2012, que estabelece as modalidades de políticas afirmativas, ou cotas, descreve em detalhes os documentos necessários para cada modalidade.

A lista completa de documentos exigidos em cada caso e os modelos de declarações podem ser consultados no site do Processo Seletivo Sisu Unipampa, na página Matrícula.

 

Outras informações

  • No site do Processo Seletivo, a página Perguntas Frequentes ajuda a resolver dúvidas, especialmente para os estudantes de outras cidades e estados do Brasil.
  • Para quem precisar se deslocar até um dos dez campi da Unipampa, o mapa criado no GoogleMaps e publicado na página  Onde tem?  permite localizar o destino e planejar a viagem.
  • O site do Processo Seletivo da Unipampa possui sua Página de Perguntas Frequentes, na qual é possível se informar sobre os trâmites e outras questões especialmente relevantes para as etapas de matrículas.

Contatos Úteis:
Coordenação do Processo Seletivo – sisu@unipampa.edu.br

Contatos com secretarias acadêmicas (para as etapas de matrículas) - acesse neste link.

 

Tags: Graduação, SISU