Início > Unipampa apresenta pesquisas em simposio em cambridge
Data de Publicação 09/05/2018 - 14:02 Atualizado em 09/05/2018 - 14:02 937 visualizações

Unipampa apresenta pesquisas em simpósio em Cambridge

Trabalhos tem o envolvimento do grupo de pesquisa em Produção e Reprodução Animal do Campus Dom Pedrito
Por Aline Reinhardt da Silveira

O grupo de Pesquisa e Estudos em Produção e Reprodução Animal (ProRep) do Campus Dom Pedrito da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) teve cinco trabalhos aceitos no XII International Symposium on Equine Reproduction, a ser realizado em Cambridge, no Reino Unido, de 22 a 27 de julho.

Conforme a professora Adriana Pires Neves, que participou como autora em todos os cinco trabalhos, tais pesquisas são de orientados do PPG em Medicina Animal: Equinos da UFRGS, no qual é colaboradora. Além da professora, um dos trabalhos contou com a participação de dois alunos de graduação do grupo ProRep da Unipampa: “Divergência Folicular em Éguas Miniaturas”.

Esse trabalho fala sobre o crescimento dos folículos de ovários em éguas miniaturas, importante para o conhecimento de momento de ovulação, e da fisiologia reprodutiva em si. Conforme a professora, o estudo também é importante para o conhecimento da fisiologia reprodutiva de outras espécies, por comparação, sendo o ciclo reprodutivo dos equinos o mais próximo e semelhante ao da espécie humana. O estudo que será apresentado faz parte de uma investigação maior a respeito da reprodução animal.

Os outros trabalhos aceitos intitulam-se "Fluxo sanguíneo no útero e ovários após infusão intra-uterina de sêmen congelado ou solução salina"; "Combinação de hCG e acetato de deslorelina na ovulação em éguas: alterações no perfil proteico do fluido folicular"; "Plasma seminal: integridade do DNA e funcionalidade de membrana no sêmen equino resfriado a 5ºC", e “Divergência Folicular e taxa de crescimento em mulas”.

Sobre o ProRep

O grupo de Pesquisa e Estudos em Produção e Reprodução Animal (ProRep) está cadastrado no CNPq desde 2010 e no Sippee da Unipampa. O grupo se propõe a desenvolver trabalhos na área, considerando a importância da reprodução animal no contexto produtivo do país e suas interações com a nutrição e produção animal, bem como biotécnicas aplicadas à reprodução animal. Os trabalhos desenvolvidos nesta linha objetivam aplicação prática para os profissionais que atuam no campo, porém não perdendo de vista o viés científico.

O grupo possui pesquisadores já experientes e com bom número de publicações na área, e busca expansão, não só em número de pesquisadores envolvidos, mas também no número de trabalhos publicados pela equipe. Também objetiva contribuir na formação de recursos humanos na pós-graduação e iniciação científica. O grupo possui parcerias internacionais para a realização de pesquisas, como, por exemplo, com a Escola de Veterinária de Hannover e a Faculdade de Veterinária de Leipzig, ambas na Alemanha, e a Southern Illinois University, nos Estados Unidos.