Início > Unipampa apresenta projeto de pesquisa para dirigentes da eletrobras cgtee
Data de Publicação 06/01/2017 - 13:09 Atualizado em 06/01/2017 - 13:10 2883 visualizações

Unipampa apresenta projeto de pesquisa para dirigentes da Eletrobras CGTEE

Por Franceli Couto Jorge

Com o objetivo de conhecer os projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Laboratório de Energia e Carboquímica da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), dirigentes da Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE) participaram de uma reunião com docentes na manhã da quarta-feira, 4, no Campus Bagé.

O trabalho desenvolvido pelos pesquisadores no Laboratório de Energia e Carboquímica foi apresentado pela professora Ana Rosa Costa Muniz. O local foi entregue em fevereiro de 2016 e equipado até meados do mesmo ano. A docente explanou sobre o funcionamento da estrutura de pesquisa do laboratório, que tem como base a gaseificação e as seguintes linhas de pesquisa: geração de energia; material cerâmico; células fotovoltaicas; controle ambiental; carbonometria e sintéticos.

Na sequência, Ana Rosa explicou sobre os processos e etapas da gaseificação e os resultados alcançados pelo projeto, que trata de uma unidade de pré-tratamento de carvão, onde há um singás primário. “A ideia é usar este singás primário e, a partir dele, obter um singás para a geração de energia nesse segundo gaseificador convencional”, esclarece. A docente acrescenta que o projeto que será submetido deve fazer o pré-tratamento, onde se utiliza tudo de forma comercial. Também foram apresentados os equipamentos que compõem o laboratório, que puderam ser conferidos em visita ao local.

O projeto apresentado será submetido ao Edital Chamada Pública para Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (P&D) da Eletrobras/CGTEE, de 2017, que ainda não foi divulgado, mas que terá como forma de contratação o convênio. Entre os critérios que devem ser observados estão: originalidade; qualificação e disponibilidade do coordenador e da equipe; viabilidade técnica e econômica do projeto; benefícios estratégicos, econômicos e socioambientais, aplicabilidade e relevância. A proposta deve ser voltadas aos temas qualidade do ar e redução da emissão de CO2; tecnologia de queima limpa de carvão; energias alternativas, energias renováveis e sistemas eficientes de geração de energia; utilização de subprojetos da geração termelétrica e carvão.

Participaram da reunião o vice-reitor da Unipampa, Maurício Aires Vieira; os professores Ana Rosa Costa Muniz; Cristiano Ferreira; Jocemar Parizzi e Rodolfo Rodrigues; o pró-reitor de Planejamento e Infraestrutura, Luís Hamilton Tarragô Pereira Júnior; o pró-reitor adjunto de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), José Pedro Rebés Lima; a assessoria especial da reitoria, Rita Berni; o engenheiro eletricista, Carlos Cardoso da Costa e Silva Júnior; o diretor presidente da CGTEE, Francisco Romário Wojcicki; o diretor de Engenharia, Ricardo Licks; o diretor de Geração, Rubem Abrahão; e o gerente de Engenharia, Gilmar Bohrz.

• Reunião foi realizada no Campus Bagé - Foto: Franceli Couto
    • Projeto de pesquisa apresentado será submetido ao Edital de Chamada Pública da Eletrobras CGTEE - Foto: Franceli couto
    • Após apresentação do trabalho desenvolvido pelos pesquisadores da Unipampa, o grupo conheceu as instalações do Laboratório de Energia e Carboquímica - Foto: Franceli Couto
Tags: Bagé