Início > Unipampa aprova instrumento de inclusao regional para o curso de medicina
Data de Publicação 09/11/2016 - 10:01 Atualizado em 24/01/2017 - 19:48 21812 visualizações

Unipampa aprova instrumento de inclusão regional para o curso de Medicina

O argumento de inclusão regional começa a valer já para o Sisu 2017
Por Franceli Couto Jorge

Os candidatos de 16 municípios do Rio Grande do Sul que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no último fim de semana, 5 e 6 de novembro, poderão contar com um diferencial para ingressar no curso de Medicina da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Trata-se do instrumento de inclusão regional, que consiste em um acréscimo de 20% na nota final do candidato no Enem. A criação deste instrumento foi aprovada durante a 74ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (Consuni), realizada no dia 31 de outubro, em Bagé.

O instrumento de inclusão regional vai ao encontro da política de interiorização do Ensino Superior adotada pela Instituição, tornando-se um marco no cumprimento do papel da Universidade na Metade Sul do Estado, de promoção do desenvolvimento regional. A aprovação também considera a Lei nº 12.871/2013, que institui o Programa Mais Médicos, especialmente, o artigo 1º que estabelece a finalidade de formar recursos humanos na área médica para o Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de diminuir a carência de médicos nas regiões prioritárias para o SUS, visando a reduzir as desigualdades regionais na área da saúde.

A criação do instrumento de inclusão regional reforça o compromisso de responsabilidade social do curso de Medicina da Unipampa, a partir de demandas recebidas dos gestores municipais das regiões da Fronteira Oeste – área da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, Campanha e Sul do Rio Grande do Sul e da comunidade nas diversas audiências públicas durante o planejamento do projeto da graduação.

Para o vice-reitor da Unipampa, professor Maurício Aires Vieira, o instrumento também é uma forma de valorizar o egresso do ensino médio da região. “Nós não estamos privilegiando, nós estamos promovendo uma inclusão através de um mecanismo que bonifique com um percentual da nota, então, não são cotas ou reserva de vagas. É uma inclusão regional para aquele aluno que concluiu o ensino médio ou equivalente na região”, esclarece Vieira.

A partir da criação do instrumento de inclusão regional, o vice-reitor espera que em 2017 o ingresso de discentes no curso de Medicina seja de 20 a 30% de candidatos da região.

Terão direito ao argumento de Inclusão Regional os candidatos que tiverem cursado todo o ensino médio em escolas regulares e presenciais dos municípios de Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel, Uruguaiana, Barra do Quaraí, Quaraí, Maçambará, Manoel Viana, Rosário do Sul e Santa Margarida do Sul. O acréscimo de 20% na nota final do candidato no Enem terá efeito, apenas, classificatório.

Os candidatos que tiverem concluído o ensino médio através do Enem, exame supletivo ou equivalente, deverão comprovar residência em algum dos municípios de abrangência da inclusão regional nos três anos que antecedem a sua candidatura ao curso de Medicina. Os possíveis beneficiários tanto do instrumento de inclusão regional quanto da política de reserva de vagas, definida pela Lei nº 12.711/2012, deverão optar por uma dessas duas ações afirmativas, não sendo permitida a sua aplicação cumulativa.

O argumento de inclusão regional vale, apenas, para Medicina, porém, segundo o vice-reitor serão feitos estudos para que os demais cursos de graduação da Unipampa também adotem o instrumento. Assim como a criação do argumento para o curso de Medicina, a aprovação para as demais graduações da Universidade deve passar pelo Consuni.

Conheça o Bacharelado em Medicina da Unipampa

O curso de Medicina da Unipampa teve início em março de 2016 com o ingresso de 60 discentes. Ofertado pelo Campus Uruguaiana, a graduação possui aulas em turno integral (matutino e vespertino) e prevê, eventualmente, atividades no período noturno. A duração regular do curso é de 12 semestres.

A formação do médico graduado pela Unipampa tem por objetivo dotar o profissional de conhecimentos para uma formação generalista, humanística, crítica e reflexiva, e capacitá-lo a atuar no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção.  Além disso, a formação deste profissional deverá contemplar, prioritariamente, o Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil, junto às redes de atenção em saúde, privilegiando o trabalho em equipe.

O ingresso é realizado por meio de inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota obtida no Enem. O cronograma do Sisu ainda não foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Para saber as etapas do processo seletivo Sisu Unipampa 2017, acompanhe o site https://sites.unipampa.edu.br/sisu/.

Curso de Medicina é ofertado pelo Campus Uruguaiana da Unipampa - Foto: Divulgação